Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados pré e pós a biópsia da pele

Cuidados pré e pós a biópsia da pele

Saiba o que fazer e o que evitar para não ter complicações após o procedimento

A biópsia da pele é um procedimento em que uma pequena amostra de tecido é retirada para análise anatomopatológica em laboratório. Geralmente, esse tipo de exame é indicado para pacientes que apresentam algum tipo de alteração cutânea que pode indicar um sinal de câncer de pele, infecções ou doenças inflamatórias que afetam a pele, como a dermatite cutânea.

Continue lendo o texto para saber como é feito o procedimento e quais os cuidados pré e pós biópsia da pele.

Como é feita a biópsia da pele

Antes de saber quais são os cuidados pré e pós a biópsia da pele, vamos entender como o procedimento é executado. A retirada do material é feita em consultório médico, com o uso de anestesia local, de maneira simples e rápida. Existem diversas técnicas que podem ser usadas na realização de uma biópsia da pele. Quem define a melhor opção é o dermatologista, após análise da lesão.

Dentre elas, temos:

Biópsia por punch

Indicada para a remoção de uma porção mais profunda da pele, como a remoção de pintas. O procedimento é feito com a ajuda de um cilindro cortante que, ao ser girado, atravessa várias camadas da pele.

Biópsia por raspagem

Também chamada de shaving, esta técnica é feita com uma lâmina cirúrgica para raspar a epiderme e a parte externa da derme.

Biópsia por curetagem

Na curetagem, o médico dermatologista raspa o local a ser biopsiado com uma cureta, que retira pequenos fragmentos de pele sem a necessidade de sutura. No entanto, esse tipo de biópsia é usado quando não há necessidade de remover tecidos mais profundos.

Excisão com bisturi

Indicada para a retirada de fragmentos de grande extensão e em camadas mais profundas da pele, como quando há a presença de tumores ou sinais cutâneos. Por fazer uso de um bisturi, pode ser necessário realizar sutura do local para fechamento da ferida.

Biópsia incisional

Também realizada com bisturi, só que para remoção de apenas uma parte da lesão.

Biópsia por aspiração

Uma agulha fina é utilizada para aspirar uma amostra do tecido que será analisado.

Independentemente do tipo de biópsia realizado, depois que a amostra é colhida, o tecido é envido para análise especializada de um patologista, que poderá determinar se as células cutâneas apresentam alterações relevantes.

Não existem contraindicações para a realização do procedimento, porém, alguns cuidados pré e pós a biópsia da pele devem ser observados para evitar complicações.

Cuidados antes do procedimento

Em relação aos cuidados pré e pós biópsia da pele, antes do procedimento o paciente deve:

  • Interromper o uso de determinados medicamentos, como anticoagulantes, se o médico julgar necessário;
  • Evitar o uso de maquiagem e cremes na área a ser biopsiada.

Cuidados pós biópsia da pele

Ainda falando sobre os cuidados pré e pós biópsia da pele, vamos falar sobre o que o paciente deve ou não fazer após o procedimento:

  • Fazer a higiene da área biopsiada conforme orientação médica;
  • Fazer repouso conforme recomendado pelo dermatologista;
  • Ter os cuidados determinados pelo médico em relação aos curativos, evitando molhá-los e trocando-os quando recomendado;
  • Fazer uso dos medicamentos prescritos;
  • Não expor a área biopsiada ao sol para evitar manchas;
  • Comparecer às consultas de retorno para avaliação.

A importância de um acompanhamento com uma dermatologista

A biópsia da pele é um procedimento que consegue diagnosticar com precisão qualquer alteração suspeita na pele. Como demanda conhecimento técnico e habilidade, deve ser realizada apenas por um dermatologista, para evitar complicações como infecções.

Além disso, é importante que o paciente siga todos os cuidados pré e pós biópsia da pele conforme recomendação do médico e retorne ao consultório depois de recebido o diagnóstico para, se for o caso, o tratamento ideal seja iniciado. Este, por sua vez, deve sempre ser acompanhado por um dermatologista para avaliação dos resultados.

Entre em contato para saber mais sobre os cuidados pré e pós biópsia da pele e demais assuntos com a Dra. Maria Claudia.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Ministério da Saúde