Fale conosco pelo WhatsApp

Dermatologista especialista em cabelo

Dermatologista especialista em cabelo usa ferramenta para analisar couro cabeludo da paciente
15 dez, 2021

Saiba mais sobre as áreas de atuação dessa especialidade médica 

A dermatologista especialista em cabelo é uma profissional ainda mais especializada, que trabalha com foco no diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas que afetam o couro cabeludo. Também conhecida como tricologia, esta é uma subespecialidade médica que tem crescido significativamente nos últimos anos, muito em razão de problemas como queda de cabelo.

Situações como má alimentação, herança genética, excesso de produtos químicos e estresse podem trazer como consequência a queda de cabelos. Algumas vezes, os problemas podem ser temporários e desaparecer apenas com a indicação de xampus e cremes indicados por cabeleireiros. No entanto, ao persistirem os sintomas, é hora de procurar um dermatologista capilar.

Principais problemas tratados pelo dermatologista capilar

Embora cabeleireiros e outros profissionais de estética dominem técnicas e conheçam produtos que garantem a beleza e força das madeixas, somente um dermatologista especialista em cabelo pode indicar tratamentos e medicamentos apropriados para combater doenças no couro cabeludo.

A ciência do cabelo foi definida como especialidade médica em 1902, tendo surgido na Inglaterra, a partir da reunião de um grupo de estudiosos sobre patologias do couro cabeludo. Alguns dos principais problemas que podem ser diagnosticados pelo dermatologista capilar são:

  • Calvície feminina e masculina, de origem genética;
  • Quedas de cabelo por problemas nutricionais, estresse, doenças autoimunes e uso de medicação;
  • Seborreia;
  • Caspa;
  • Danos que tenham surgido em decorrência do uso de produtos químicos inadequados;
  • Dermatites e psoríase.

Exames solicitados

É de praxe que o dermatologista especialista em cabelo solicite uma avaliação completa, com histórico médico, seguidos de exames dos cabelos e do couro cabeludo. Alguns desses exames podem ser:

  • Análise nutricional com foco em calvície e doenças do couro cabeludo;
  • Exames específicos, quando necessário, para identificar doenças da saúde capilar, responsáveis por queda de cabelo masculina e feminina.

Algumas orientações alimentares poderão ser indicadas para melhoria da qualidade do cabelo, além de suplementos e vitaminas. Também são comuns alguns tratamentos um pouco mais invasivos, como a mesoterapia capilar.

Tipos de tratamento

Podendo levar de três a seis meses, a mesoterapia capilar é um tratamento da dermatologia capilar que consiste em sessões de aplicação de um conglomerado de substâncias diretamente no couro cabeludo, visando auxiliar no tratamento da calvície. A duração de cada tratamento depende exclusivamente do caso e das características do paciente.

A primeira etapa do tratamento consiste na limpeza da região a ser tratada. Em seguida, é aplicado um produto com o manuseio de uma agulha fina. Essa substância, em geral, aglutina vitaminas, medicamentos e aminoácidos responsáveis por fortalecer o couro cabeludo e estimular o crescimento de fios saudáveis.

Por ser um tratamento um pouco mais invasivo, a mesoterapia capilar costuma apresentar seus resultados mais rapidamente do que os tratamentos à base de medicação oral e tópica. Seus efeitos colaterais, embora passageiros, podem aparecer nos primeiros dias: desconforto no local da aplicação e vermelhidão. Em geral, as sessões devem ser realizadas semanalmente ou até quinzenalmente.

A qualidade, saúde, textura e brilho dos fios são recuperados com essa intervenção médica, já que a aplicação faz microlesões na pele, responsáveis por estimular a regeneração do colágeno e a estimulação do folículo piloso.

Também merecem destaque outros tratamentos realizados pelo dermatologista especialista em cabelo, tais como o microagulhamento, crioterapia e fotobioestimulação. Cabe ao especialista avaliar as necessidades de cada paciente e indicar o tratamento mais adequado.

Para saber mais sobre o trabalho e área de atuação do dermatologista capilar, entre em contato e agende uma consulta com a dermatologista Dra. Maria Claudia. 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Dra. Maria Claudia Luce

Formada em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e com residência em dermatologia no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a dermatologista Dra. Maria Claudia Luce é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia-proprietária da Clínica Sense.