Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são as causas da queda capilar?

Quais são as causas da queda capilar?
03/08/2023

Entenda quando a queda está em excesso e como é possível reverter o quadro

É comum que todo ser humano perca alguns fios de cabelo por dia, em geral, 100 a 150 fios a cada dia. No entanto, existem situações em que o excesso de perda de fios pode indicar que há causas da queda capilar que vão além do normal. Conheça as principais.

Quero realizar um tratamento para queda capilar!

Principais causas da queda capilar

Existem vários motivos que podem levar os fios a caírem e esse é um problema que afeta muitas pessoas, podendo até prejudicar a autoestima, dependendo do caso. Felizmente, existem tratamentos para os diferentes tipos de alopecia e quedas de cabelo, mas antes de iniciar qualquer terapia é preciso saber as causas da queda capilar.

Excesso de estresse

É comum que durante fases mais estressantes da vida o cabelo fique mais frágil e caia com maior facilidade. Isso acontece porque o estresse é uma das principais causas da queda capilar, já que o corpo sente os efeitos do fator estressante e pode ter o ciclo dos fios do cabelo alterado, facilitando a queda.

Gravidez

Não é tão comum que mulheres grávidas tenham queda capilar por conta da gravidez, mas é possível que o aumento da progesterona no corpo enfraqueça os cabelos, contribuindo para a queda capilar.

Alterações hormonais

Diversos fatores ligados às alterações hormonais contribuem para as causas da queda capilar. No caso das mulheres, a troca do método anticoncepcional é constantemente associada a uma das causas da queda capilar, mas a adolescência ou o envelhecimento também podem impactar no problema.

Quero realizar um tratamento para queda capilar!

Uso de antidepressivos e outros remédios

Alguns tipos de medicamentos podem fazer com que os fios caiam com uma frequência maior do que o usual, como antidepressivos ou anticonvulsivantes.

Anemia

Quando o corpo passa pela redução da presença do ferro ou vitaminas no organismo, os fios passam a receber uma quantidade menor de substâncias que os mantêm fortes, como:

  • Sangue;
  • Nutrientes;
  • Oxigênio.

Dessa forma, os cabelos ficam mais fracos e quebradiços e caem com mais facilidade.

Uso de produtos capilares

O excesso de química no cabelo é uma das principais causas da queda capilar, assim como abusar de energia térmica nos fios com o uso de chapinha, babyliss ou secador de cabelo. Também vale a pena se atentar ao uso de penteados que podem enfraquecer os fios, como rabo de cavalo muito justo ou manter os cabelos sempre presos. Isso ocorre devido à quebra da haste do fio, levando a uma queda capilar.

COVID-19

Após a pandemia da Covid-19, muitas pessoas que tiveram a doença relataram que a queda capilar se acentuou muito após a remissão dos sintomas por até mais de três a seis meses após a infecção.

Geralmente, essa queda acomete mais a região frontal da cabeça e acontece porque a Covid-19 provoca uma resposta inflamatória no corpo, alterando o ciclo do cabelo, além de causar estresse e ansiedade.

Quero realizar um tratamento para queda capilar!

Mesoterapia capilar para tratamento da queda capilar

Qualquer uma das causas da queda capilar citadas precisa ser diagnosticada pelo dermatologista. Após uma análise do couro cabeludo do paciente para determinar as causas da queda capilar, o profissional pode indicar a mesoterapia capilar para tratar a queda de cabelo crônica.

A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias que promovem o crescimento saudável dos fios com o auxílio de uma agulha fina diretamente no couro cabeludo do paciente. O procedimento melhora a circulação sanguínea na região tratada e estimula o folículo piloso, estrutura responsável pela produção e crescimento dos fios.

Qual profissional realiza a mesoterapia capilar

O médico dermatologista especialista em cabelo é o profissional mais qualificado para realizar a mesoterapia capilar. Isso porque este especialista saberá indicar os medicamentos e procedimentos necessários para o fortalecimento dos fios, além de ser capacitado para a aplicação de substâncias diretamente no couro cabeludo.

A Dra. Maria Claudia é médica dermatologista especialista em medicina estética, com amplo conhecimento sobre mesoterapia e outros tratamentos que devolvem a autoestima aos seus pacientes.

Entre em contato com a dermatologista Dra. Maria Claudia e agende sua consulta.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dra. Maria Cláudia