As causas de queda de cabelo podem ser pontuais ou com base na rotina diária do paciente, necessitando de uma avaliação médica para um diagnóstico preciso.
A média é que aproximadamente 100 fios de cabelo sejam perdidos ao longo dia e isto se deve a renovação natural do cabelo. Quando esta queda é maior precisa-se descobrir a causa do problema. Enquanto para alguns essa perda de fios é praticamente insignificante, para outros pode revelar problemas de saúde físicos e até mesmo mentais. Entretanto, existem diversas respostas sobre o que causa queda de cabelo.
Para que o paciente saiba o que causa queda de cabelo é importante que ele avalie a sua rotina diária, tenha percepção de como agentes externos têm influenciado seu corpo e listá-los a um profissional da área da saúde.
Neste caso, essa pessoa deve procurar atendimento junto a um dermatologista, sendo esse médico capaz de prover o tratamento adequado, assim como, identificar o que causa queda de cabelo.
As causas da queda dos fios podem ser divididas em situações pontuais e com base na rotina diária do paciente. As situações pontuais que colaboram para queda dos cabelos são:
- Pós procedimento cirúrgico;
- Durante a gestação;
- No pós-parto e durante a amamentação;
- Quando o paciente apresenta quadros de febre e/ou infecções;
São compreendidas como situações rotineiras as seguintes: queda pós-química capilar como alisamento e tintura, alterações hormonais, uso recorrente de chapinha e secador de cabelo, falta de vitaminas por consequência de problemas de saúde como o hipotiroidismo, uso de remédios que podem afetar a saúde do couro cabeludo e do folículo piloso, estresse e ansiedade.
Até o suor, em especial aos praticantes de exercícios físicos de forma rotineira, entra na lista de o que causa queda de cabelo. Somado a esses fatores estão hábitos nada saudáveis como má alimentação ou repleta de alimentos ultraprocessados, ingestão excessiva de álcool em detrimento a ingestão diária de água recomendada e uso de produtos inadequados aos fios.
Maiores queixas sobre o que causa queda de cabelo
Estresse e situações relacionadas ao bem-estar mental são as principais queixas relativas à queda dos fios. Como mencionado, é tido como normal perder 100 fios ou mais ao dia, mas quando essa queda é em excesso, ou se concentra em determinado ponto da cabeça, é necessário tratamento.
O tratamento visa impedir o agravamento do quadro de queda dos cabelos, resultando em uma calvície permanente. É importante salientar que só um dermatologista pode identificar o que causa a queda de cabelo e indicar o tratamento para condição.
Outra situação rotineira é o excesso de química, seja para alisar os fios ou para tingi-los. Tais procedimentos quando feitos em demasia e de forma errada podem causar dano irreversível ao couro cabelo, levando a quebra dos fios e, consequentemente, maior queda dos cabelos. Logo, ao primeiro sinal de queda acentuada procure a ajuda de um dermatologista.
Doenças relacionadas a queda dos fios
Durante a consulta médica, com base nas queixas e na rotina de cuidados com os fios, o dermatologista determinará o que tem causado a perda dos fios, podendo ser:
- Alopecia androgenética — afinamento dos fios que leva a queda acarretando a calvície;
- Alopecia areata — queda concentrada em um ou mais determinadas regiões do couro cabeludo;
- Eflúvio telógeno — queda motivada por situação de estresse;
- Eflúvio anágeno — quando os fios caem na fase inicial do crescimento do cabelo.
Para cada uma das situações acima relacionadas existe um tratamento. Ele pode ser medicamentoso com o uso de medicamentos tópicos e até mesmo via oral. Pode ser solicitado um exame de sangue para complementar o diagnóstico da queda de cabelo feito em consultório médico.
Mais importante do que saber o que causa queda de cabelo é ter auxílio de um dermatologista para minimizar a condição. Está com queda excessiva dos fios? Entre em contato e agende uma consulta com a dermatologista Dra. Maria Cláudia Luce.
Clínica de dermatologia – Dra. Maria Cláudia Luce;