Saiba como tratar essa doença que pode afetar pessoas de qualquer idade
Acne é uma doença de pele que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele, causando cravos, espinhas e até cistos. É uma condição que ocorre mais frequentemente na puberdade, fase em que tem início a produção de hormônios femininos e masculinos. Rosto, peito e costas são as regiões do corpo mais afetadas.
Geralmente, a acne se resolve ao final da adolescência, mas há quem continue apresentando o problema na vida adulta. Saiba mais sobre as principais causas e tratamentos para acne a seguir.
Índice
Principais causas da acne
A principal causa da acne é o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas localizadas na base dos pelos. Os poros da pele ficam obstruídos por esse excesso de sebo, formando os cravos. Se eles se rompem, liberam esse material, gerando uma inflamação no local, o que leva ao aparecimento das espinhas.
Acredita-se que a acne seja mais comum em pessoas com tendência hereditária, ou seja, quando pais e mães têm acne, as chances de os filhos terem a doença são maiores.
Tratamentos para acne
Existem algumas opções de tratamentos para acne. São elas:
- Cremes ou loções de uso tópico: auxiliam na desobstrução dos poros e reduzem a proliferação de bactérias.
- Antibióticos: diminuem a quantidade de bactérias contidas no interior dos folículos e ajudam a reduzir a inflamação. Podem ser de uso tópico ou oral.
- Anticoncepcionais e medicamentos que reduzem os efeitos dos hormônios masculinos: este tratamento para acne é indicado apenas para alguns casos de acne na mulher.
- Medicação de uso oral (isotretinoína): este tratamento para acne é indicado para casos mais severos, que não respondem a outros métodos.
- Procedimentos: algumas técnicas podem ser indicadas para tratamento para acne, como a limpeza de pele para desobstrução dos poros, laser e peelings.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para acne deve ser indicado e acompanhado por um dermatologista, após uma avaliação para identificar o grau da doença e estabelecer qual é o melhor método a ser aplicado no paciente. O tratamento para acne tem o objetivo de manter a sujeira e o óleo fora dos poros. Isso reduz a inflamação.
Quando o tratamento para acne é recomendado?
O ideal é que o tratamento para acne seja iniciado o mais precocemente possível para evitar que o quadro se agrave, o que pode resultar em cicatrizes de acne que muitas vezes exigem um tratamento mais invasivo e são mais difíceis de serem corrigidas na idade adulta. O tratamento deve ser realizado não só por razões estéticas, mas também para preservar a saúde da pele.
Prevenção da acne
Além de seguir o tratamento para acne proposto pelo dermatologista, é importante ter alguns cuidados no dia a dia. Dentre eles, destacam-se:
- Lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete neutro;
- Lavar as mãos com frequência;
- Evitar tocar o rosto;
- Não esfregar a pele nem espremer as espinhas para que não surjam cicatrizes;
- Evitar o uso de cosméticos que aumentem a oleosidade da pele;
- Retirar a maquiagem antes de dormir;
- Evitar descansar o rosto sobre as mãos enquanto lê ou assiste televisão;
- Evitar deixar os cabelos em contato com o rosto;
- Evitar se expor ao sol em excesso, porque, na tentativa de manter a pele hidratada, o corpo aumenta a produção de sebo;
- Comparecer às consultas agendadas com o médico.
Como a dermatologista Dra. Maria Claudia, pode ajudar no tratamento da acne?
O tratamento para acne deve ser indicado por um especialista em dermatologia, como a Dra. Maria Claudia Luce, pois em muitos casos é necessária a prescrição de medicamentos, sejam de uso tópico ou oral.
A Dra. Maria Claudia atua na prevenção e no tratamento das doenças que acometem a pele, além de orientar sobre os cuidados necessários para mantê-la sempre saudável. Em seu consultório, ela oferece tratamentos para controle de acne para pacientes de qualquer idade.
Saiba mais sobre os tratamentos para acne com a Dra. Maria Claudia.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia