A olheira pode ser um incômodo estético comum. Ao identificar a causa relacionada a olheiras em cada paciente, o dermatologista pode prosseguir com o tratamento mais apropriado
Olheira é o termo popular como ficou conhecida a hiperpigmentação periorbital, ou seja, uma pigmentação aumentada na região dos olhos. Sejam momentâneas, por sinal de cansaço, ou permanentes, as olheiras são uma condição estética comum e indesejável em muitas pessoas. Incluindo as pálpebras, a pigmentação confere um aspecto de cansaço ao rosto. Felizmente, existe tratamento para olheira.
As olheiras podem ter relação com:
- Inchaço dos olhos;
- Pele na região dos olhos muito afinada e transparente;
- Exposição excessiva ao sol;
- Excesso de vascularização na região dos olhos;
- Processo de envelhecimento;
- Cansaço crônico;
- Fatores genéticos.
Através do diagnóstico do tipo de olheira pelo dermatologista, identifica-se a causa e o tratamento para olheira mais adequado é iniciado.
As medidas para evitar o aparecimento ou retorno da olheira incluem: manter uma boa hidratação, ter uma alimentação adequada, diminuir o consumo de álcool, controlar a ingestão de sal, ter uma boa qualidade de sono e seguir as orientações de manutenção do dermatologista. No entanto, se ela já é uma realidade, o conteúdo a seguir pode ajudar a informar sobre os tratamentos para olheira.
Índice
Opções de tratamento
Quem opta pelo tratamento para olheira também passa pela avaliação do dermatologista quanto ao grau do problema. As diferentes colorações dessa hiperpigmentação dão pistas do tipo de olheira envolvida: roxas, marrons, vermelhas e até verdes. Depois da resolução do problema, é importante manter os bons hábitos (já citados) que evitam o retorno da olheira.
Laser
O uso de laser clareia as olheiras ao promover a contração da pele, eliminando a flacidez. O seu efeito remodela a derme, ao estimular a produção de novas fibras de elastina e colágeno ordenadas de forma mais compacta e organizada. Outro benefício deste tratamento para olheira é a diminuição das rugas e linhas de expressão locais.
Luz pulsada
Neste tratamento para olheira, um feixe de luz é utilizado, reduzindo os vasos que escurecem a região dos olhos. A melhora estética ocorre paulatinamente, tanto pelo componente vascular quanto pigmentar. O procedimento deve ser realizado a cada 15 ou 30 dias com o tipo de equipamento adequado. É necessário proteger os olhos com o uso de óculos próprios e usar um protetor metálico durante todas as sessões.
Peeling com ácidos
O peeling é um tratamento para olheira que retira a camada mais externa e média da pele, promovendo a renovação celular de uma nova camada cutânea, mais firme, mais clara. Neste procedimento há tentativa de remoção do pigmento da pele (a parte escura da olheira). Para a sua realização, são necessários ácidos específicos que promovem a redução do pigmento e o rejuvenescimento da pele.
Cremes para olheira
O uso de dermocosméticos clareadores é indicado no tratamento para olheira de intensidade leve ou inicial. Além de servirem como ótimos coadjuvantes nos procedimentos citados acima, ajudam a manter os resultados obtidos. Os clareadores para região dos olhos podem estar associados com substâncias calmantes e vasoativas, agindo diretamente na raiz do problema.
Qual profissional procurar neste caso
Na busca de um tratamento para olheira, encontram-se clínicas de estética oferecendo procedimentos executados por técnicos em enfermagem, enfermeiros e outros profissionais de saúde. É importante ressaltar que apenas os médicos dermatologistas, formados em medicina e especialistas em Dermatologia, são capacitados a fazer uma avaliação precisa e proceder com o tratamento mais apropriado. O cuidado com a região dos olhos deve ser redobrado em qualquer procedimento local.
Para saber mais sobre esse e demais problemas, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.
Fontes: