Fale conosco pelo WhatsApp

Crioterapia

Crioterapia

Metodologia é baseada no resfriamento rápido da pele, possibilitando o tratamento de lesões cutâneas

A crioterapia é um tratamento médico que consiste no resfriamento rápido da pele com o intuito de tratar lesões cutâneas e cuidar de doenças dermatológicas. Esse método utiliza agentes criogênicos, como nitrogênio líquido, para congelar os tecidos afetados, de modo a promover sua destruição e eliminação.

Destaque como uma metodologia dermatológica de baixa complexidade e caráter minimamente invasivo, a crioterapia é um tratamento altamente eficaz no tratamento de lesões de pele, sendo capaz inclusive de tratar os cânceres cutâneos mais superficiais. Saiba mais a respeito desse processo de resfriamento controlado a seguir:

Faça a crioterapia com uma profissional qualificada!

Agende uma consulta

O que é crioterapia?

Conforme foi explicado, a crioterapia é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de um agente capaz de promover o resfriamento controlado dos tecidos cutâneos, de modo a induzir a apoptose celular (morte programada das células). Dessa forma, o organismo elimina as células doentes, tratando as lesões de pele de maneira eficiente.

Em geral, o procedimento de crioterapia é rápido, relativamente simples e bastante seguro. Apesar disso, é fundamental que o tratamento seja planejado e executado por um profissional devidamente qualificado e com conhecimento específico nesse tipo de metodologia.

Doenças tratadas pela crioterapia

O procedimento de crioterapia é eficiente no tratamento de doenças e alterações como:

  • Lesões cutâneas malignas (câncer de pele);
  • Lesões pré-malignas;
  • Machas de sol ou melanoses;
  • Verrugas;
  • Queratoses actínicas;
  • Cistos sebáceos;
  • Moluscos contagiosos;
  • Manchas senis.

O método também é eficaz no tratamento parcial de grandes lesões, evitando internações hospitalares e minimizando a necessidade de cirurgias mais amplas. Além disso, a crioterapia pode ser uma opção para alguns tipos de câncer de pele em que a cirurgia é contraindicada, podendo inclusive auxiliar no tratamento de vitiligo.

Quando a crioterapia é indicada?

Apenas um médico dermatologista poderá indicar a realização da crioterapia para o tratamento das condições listadas ou para qualquer outra situação. Para isso, o profissional deverá avaliar o paciente de maneira individualizada, diagnosticando as alterações cutâneas e identificando o protocolo mais adequado para o caso.

Embora seja muito comum que clínicas de estética ofereçam esse tratamento, o ideal é que a crioterapia seja conduzida por um médico dermatologista. Isso porque o resfriamento deve ser feito com atenção e conhecimento, de modo a não causar uma queimadura no local de tratamento.

Passo a passo da crioterapia

O procedimento é realizado em ambiente ambulatorial, e não demanda cuidados prévios por parte do paciente. O passo a passo da crioterapia consiste em:

  • Assepsia da região onde a lesão se encontra;
  • Preparo do nitrogênio líquido;
  • Aplicação do nitrogênio líquido no local da lesão, o que pode ser feito com auxílio de uma ponteira.

No momento da aplicação, a pele pode apresentar uma reação imediata de congelamento, ficando esbranquiçada. Esse efeito é passageiro, e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, sem perceber qualquer mudança na região tratada. Os efeitos da crioterapia podem ser notados cerca de 10 a 15 dias após a aplicação, quando é esperado que surja uma crosta na área.

Possível reação adversa ao tratamento

Embora seja bastante segura, a crioterapia pode apresentar reações adversas em alguns casos. É possível, por exemplo, que pacientes mais sensíveis experienciem dor ou desconforto na região tratada. Em alguns casos, também é possível que o indivíduo apresente cicatrização inadequada, ficando com marcas visíveis na região tratada.

Há um risco mínimo de infecção, especialmente se as orientações passadas pelo especialista não forem seguidas cuidadosamente.

Agende agora mesmo a sua consulta com a Dra. Maria Claudia.

Agende uma consulta

Benefícios da crioterapia

A crioterapia oferece uma série de benefícios ao paciente, destacando-se como uma excelente opção para diversos tipos de tratamento. Além dos resultados altamente satisfatórios e da possibilidade de tratar lesões malignas superficiais, este tipo de tratamento é vantajoso, pois:

  • Pode ser feito em poucos minutos, sem necessidade de internação hospitalar;
  • Possibilita rápida recuperação e cicatrização;
  • Não demanda cuidados específicos antes ou depois de sua realização;
  • É menos invasivo, em comparação a outros procedimentos que visam o tratamento das mesmas condições;
  • Pode ser adaptado para tratar lesões de diferentes áreas do corpo, sempre com a mesma eficiência e segurança;
  • Não demanda utilização de anestesia;
  • Oferece uma opção alternativa de tratamento para pacientes com problemas de coagulação, idosos ou hipertensos que não podem se submeter a uma intervenção cirúrgica.

Preço da crioterapia

O custo da crioterapia pode variar bastante de acordo com fatores como quantidade de lesões a serem tratadas e especialização do profissional responsável pelo procedimento. Além disso, alguns tratamentos podem demandar mais de uma sessão, o que altera o valor do tratamento.

O ideal é sempre se consultar com um médico especializado e ser avaliado de maneira individualizada para obter um orçamento adequado e preciso. A Dra. Maria Claudia Luce é uma dermatologista devidamente credenciada, oferecendo atendimento focado no entendimento integral do paciente, acolhendo as necessidades, queixas e particularidades individuais de cada um. Os tratamentos visam sempre a promoção da saúde, autoestima e bem-estar dos pacientes.

Agende sua consulta e descubra a melhor forma de tratar o seu caso.

Fontes:

Dra. Maria Claudia Luce

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.