Fale conosco pelo WhatsApp

Luz pulsada: o que é e quando é indicada

Imagem: Shutterstock

 Muito popular e versátil, a luz pulsada apresenta diversos benefícios estéticos. Conheça melhor o procedimento, suas indicações e cuidados necessários.

Conhecida por ser uma das técnicas mais versáteis do universo estético, a luz pulsada (ou luz intensa pulsada, LIP) é uma ótima opção de tratamento para os mais diversos casos. A emissão da luz, em determinada frequência e comprimento de onda, pode tratar problemas de pele, como manchas, rugas, acne e pelos indesejados.

Entenda, ao longo deste artigo, como este tratamento de luz pulsada, que é menos invasivo do que outros, funciona, seus benefícios, suas indicações e cuidados.

Preciso de um dermatologista!

O que é a luz pulsada

Uma tecnologia muito popular, a luz pulsada é utilizada em tratamentos de finalidade médica e/ou estética. Conforme explicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o procedimento libera feixes de luzes policromáticas e não colimadas (em várias direções).

São esses feixes de luz pulsada que, quando convertidos de energia para calor pelos cromóforos (célula que absorve a luz), ativam reações químicas do organismo. Desse modo, pequenas lesões surgem, apenas na região alvo, gerando benefícios para o paciente.

Indicações da luz pulsada

Por promover uma série de efeitos benéficos, a luz pulsada é recomendada em diversas situações. Você pode conferir algumas das indicações abaixo:

Depilação prolongada

Existem diversos tipos de cromóforos, responsáveis por absorver a luz em diferentes áreas do corpo. No caso da depilação prolongada, o alvo da luz pulsada é a melanina presente no pelo.

Diferentemente do laser, a depilação não é definitiva, mas prolongada. Isso se dá porque os feixes de luz agem em camadas mais superficiais da pele, sem atingir a raiz do folículo. Contudo, o procedimento ainda é muito recomendado, pois quem escolhe seguir por essa forma de depilação também garante uma pele lisa e macia.

Ademais, a luz pulsada é segura, auxilia no tratamento da foliculite e oferece mínimas chances de irritabilidade da pele.

Preciso de um dermatologista!

Tratamento para acne

A luz pulsada também pode ajudar a minimizar o problema da acne ao promover a renovação celular. Seu feixe de luz é ajustado para direcionar as bactérias e reduzir a produção de óleo na pele, trazendo benefícios para o paciente.

Normalmente o tratamento se encerra após algumas sessões, porém elas podem ser repetidas em intervalos regulares, para obter melhores resultados. A estratégia, é claro, deve ser traçada sempre com o apoio de um dermatologista e em combinação com o tratamento clínico.

Eliminação de estrias

Falando em eliminar estrias, a luz pulsada se apresenta como um bom caminho a seguir. Ao emitir calor, a luz pulsada penetra na derme profunda, local onde ativa a síntese de colágeno e elastina. Com as novas fibras ativadas, surge uma melhora das estrias, principalmente rubras (mais novas).

É um tratamento muito confortável para a paciente, pois não descama a pele. Isso significa que a vida pode seguir de maneira normal no dia seguinte à sessão. É importante frisar que o novo colágeno leva cerca de 6 meses para ser gerado, então os melhores resultados podem levar um tempo para aparecerem.

Remoção de olheiras

A luz pulsada também apresenta resultados satisfatórios na diminuição de olheiras, principalmente quando são causadas por congestão vascular, mais conhecida como “olheira de cansaço”. Quando as olheiras têm origem hereditária, talvez a mudança não seja tão aparente.

Para alcançar resultados, são necessárias, pelo menos, 3 sessões com intervalo de 1 mês. Após a sessão, pode ser que a área fique um pouco avermelhada. Ela também pode apresentar pequenas crostas que não devem ser removidas pelo paciente.

Remoção de manchas na pele

O procedimento também demonstra bons resultados na remoção de manchas escuras da pele, incluindo casos de melanoses solares / sardas. Ativados pela luz intensa pulsada, a elastina e o colágeno estimulam o clareamento da pele e a oxigenação sanguínea da área. Assim, a pele ganha um tom mais uniforme, jovem e saudável.

Preciso de um dermatologista!

Como é feito o procedimento de luz pulsada

Após limpar a pele, o profissional pode aplicar ou não um gel refrescante na área, dependendo do tipo de aparelho usado, e começa a aplicar os pulsos de luz. Para garantir a segurança, tanto o profissional quanto o paciente devem usar óculos escuros para proteger os olhos.

Geralmente, os pulsos de luz não são muito doloridos, sendo mais parecidos com leves beliscões ou queimaduras, entretanto varia conforme a sensibilidade do paciente. O procedimento leva cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da área a ser tratada.

A maioria dos pacientes apresenta uma leve vermelhidão, que pode deixar a área sensível por alguns dias. A pele também pode descamar um pouco, em um período médio de 6 dias. Essa sensibilidade, contudo, não atrapalha no retorno às atividades normais.

Após a sessão, e dependendo do tipo de pele, alguns pacientes podem apresentar:

  • Hematomas;
  • Mudança na cor da pele;
  • Infecção;
  • Presença de pequenas bolhas.

Cuidados pós o tratamento de luz pulsada

Para evitar que hematomas, infecções, bolhas e outros sintomas apareçam, o processo de recuperação não deve ser negligenciado. Confira algumas recomendações:

  • Não atritar a área, evitando massagem e esfoliação local, por pelo menos 24 horas;
  • Evitar a exposição solar e fontes de calor intenso como saunas, banhos quentes etc.;
  • Evite colocar maquiagem nas áreas tratadas por, pelo menos, 24 horas. Isso dá tempo para sua pele respirar e se recuperar do tratamento;
  • Evite exercícios intensos que aumentam a produção de suor e podem sensibilizar a região exposta à luz pulsada. Essa recomendação deve ser seguida por, pelo menos, 24 horas após o tratamento ter sido realizado;
  • Hidrate o local com produtos suaves e sem fragrâncias;
  • No caso de desconforto ou sensação de calor, faça uso de produtos calmantes como compressas frias;
  • Após o período de 24 horas, quando a exposição solar for estritamente necessária, utilize protetor ou bloqueador solar de alta proteção, reaplicando o produto sempre que necessário;
  • Monitore a pele: lembre-se, você conhece seu corpo melhor do que ninguém. Fique atento a possíveis mudanças significativas, como bolhas, crostas ou manchas escuras. Caso alguma apareça, não deixe de informar o médico responsável pelo tratamento.

Preciso de um dermatologista!

Qual o profissional realiza o procedimento?

O tratamento é realizado pelo médico dermatologista, profissional capacitado para aplicar a luz pulsada. É importante escolher um profissional qualificado e experiente, pois o uso inadequado da LIP pode causar efeitos colaterais como queimaduras na pele.

Antes de realizar o procedimento, converse com um médico especialista neste tipo de tratamento estético. Assim, você consegue traçar o melhor plano de ação, que atenda suas expectativas e necessidades. Conheça esse e demais procedimentos com a Dra. Maria Claudia, entre em contato.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Dra. Maria Cláudia