A mesoterapia capilar é um tratamento indicado para homens e mulheres que sofrem com a perda capilar associada a algum tipo de deficiência nutricional, estresse e até mesmo às características genéticas do indivíduo.
Independentemente da idade, sexo e demais características do indivíduo, a queda de cabelo pode prejudicar drasticamente a autoestima da pessoa — podendo ocasionar, inclusive, o desenvolvimento de problemas psicológicos e de relacionamento. A mesoterapia capilar visa justamente solucionar este problema por meio da aplicação de substâncias específicas diretamente no couro cabeludo.
Índice
O que causa queda de cabelo?
A chamada alopecia é caracterizada pela perda excessiva de cabelo em determinadas áreas, resultando na exposição do couro cabeludo. Esta é uma condição que pode estar associada a diferentes causas, que incluem alterações hormonais, uso de produtos químicos, deficiências no organismo e até mesmo existência de doenças. Alguns tipos de câncer também podem favorecer a queda de cabelo, assim como o tratamento quimioterápico.
Existem variados tipos de alopecia, sendo que cada um deles está diretamente associado às suas causas. A alopecia androgenética, por exemplo, é desencadeada por fatores de ordem genética e hormonal. Trata-se da famosa calvície, uma alteração que afeta principalmente indivíduos do sexo masculino. Nos homens, a perda capilar geralmente se concentra no topo do couro cabeludo, enquanto nas mulheres a queda é mais difusa.
Outros tipos de alopecia existentes são:
- Alopecia areata: causada por fatores emocionais ou autoimunes;
- Traumática: associada a traumatismos na região da cabeça ou pelo hábito de arrancar fios constantemente;
- Seborreica: é causada por inflamações na pele e no couro cabeludo, podendo ser tratada com uso de medicamentos;
- Eflúvio: este é o termo dermatológico para definir a perda de cabelo associada a um distúrbio no ciclo de vida capilar. Trata-se de um período em que o cabelo cai naturalmente (no eflúvio o ciclo do cabelo está desregulado e o caem mais fios do que o normal), embora este mecanismo possa estar desregulado e levar a um período de maior queda.
Como identificar a alopecia?
É natural e esperado que um indivíduo perca aproximadamente 100 fios de cabelo por dia, como parte do processo de renovação capilar. Esta queda geralmente é percebida ao lavar ou pentear os cabelos. Uma perda maior do que a considerada normal geralmente pode ser percebida ao encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro ao acordar ou ao passar a mão pelos fios.
Caso o indivíduo perceba uma queda mais acentuada dos fios ou consiga visualizar facilmente o couro cabeludo em algumas áreas, é indicado procurar um dermatologista para fazer uma avaliação mais minuciosa do caso. Este especialista vai avaliar a condição, identificar as causas e indicar o tratamento mais adequado para solucionar a alopecia.
Para que serve a mesoterapia capilar?
A mesoterapia capilar é uma técnica de dermatologia estética utilizada para tratar a queda de cabelo crônica a partir da aplicação de substâncias que estimulam o crescimento dos fios. O procedimento deve ser realizado por um dermatologista especializado, apenas após ter realizado uma avaliação criteriosa do couro cabeludo do paciente e identificado as causas e a intensidade da perda capilar.
O procedimento é feito a partir de duas etapas básicas: limpeza da região a ser tratada e aplicação do produto com ajuda de uma agulha fina. A substância aplicada geralmente é um composto formado por vitaminas, aminoácidos e medicamentos — que, juntos, atuam promovendo o crescimento capilar e estimulam o crescimento saudável dos fios.
Uma vez que é realizada diretamente no couro cabeludo do paciente, a mesoterapia capilar apresenta resultados mais rápidos do que os tratamentos realizados via oral. Vale lembrar, entretanto, que por se tratar de um procedimento um pouco mais invasivo e, portanto, pode gerar alguns efeitos colaterais como: vermelhidão e leve incômodo no local da aplicação. Esses desconfortos, porém, devem passar naturalmente em poucos dias.
Quantas sessões são necessárias?
A quantidade de sessões de mesoterapia capilar necessárias varia de acordo com cada caso, de acordo com a avaliação do dermatologista e intensidade da queda de cabelo identificada. Em geral, é preciso que haja um intervalo semanal ou quinzenal entre as sessões, embora não exista uma regra definitiva. O tempo total de tratamento também depende, normalmente levando entre 3 e 6 meses.
Quais são os benefícios do procedimento?
Além de tratar a calvície, a mesoterapia capilar melhora de maneira significativa a qualidade, saúde, textura e brilho dos fios de cabelo. Como consequência, os fios crescem mais bonitos e resistentes, e o paciente se sente mais confiante e tem sua autoestima aprimorada.
Esses benefícios são alcançados porque as substâncias utilizadas hidratam, ativam e recuperam o couro cabeludo, além de melhorar a circulação sanguínea da região. A aplicação faz micro lesões na pele, o que estimula a regeneração do colágeno e a estimulação do folículo piloso.
Quanto custa o tratamento?
Assim como a quantidade de sessões e as características do tratamento da queda, o valor da sessão de mesoterapia capilar depende de diversos fatores — que incluem as substâncias utilizadas, a gravidade da calvície apresentada e a qualificação do profissional que vai realizar o procedimento. Vale lembrar que, de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), nenhum procedimento médico pode ter o preço divulgado pela internet.
Essa proibição para a divulgação dos preços de um tratamento médico são uma questão de responsabilidade: é necessário sempre passar por avaliação de um especialista antes de se submeter a um tratamento. Por isso, os valores só podem ser fornecidos após avaliação criteriosa e identificação da necessidade e dos benefícios de realizar o procedimento.
Para saber mais sobre o procedimento de mesoterapia capilar e ter acesso a uma avaliação dermatológica que visa equilibrar sua qualidade de vida com a satisfação estética, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia;
Clínica de Dermatologia – Dra. Maria Claudia.