Inflamação do folículo piloso pode ocorrer em qualquer parte do corpo que tenha pelos
A foliculite é um tipo de infecção de pele causada majoritariamente por bactérias e fungos que pode surgir em qualquer área do corpo que tenha pelos, sendo mais comum na virilha, couro cabeludo, axilas, barba e nádegas. A condição se manifesta por meio de pápulas, bem semelhantes a espinhas, com a ponta branca, que provocam vermelhidão, coceira e dor.
Entenda mais sobre as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e tudo mais o que você precisa saber sobre a foliculite.
Saiba tudo sobre a foliculite e trate agora mesmo com a Dra. Maria Claudia
Índice
O que é foliculite?
A foliculite é uma infecção de pele que se origina nos folículos pilosos, estruturas responsáveis pelo nascimento e crescimento de pelos e cabelos. Os folículos pilosos estão presentes em todas as áreas do corpo, menos na palma das mãos, sola dos pés e nas áreas de transição entre a pele e as mucosas, como os lábios.
A inflamação ou infecção do pelo pode acometer qualquer pessoa em diferentes etapas da vida, mas alguns fatores de risco podem favorecer seu aparecimento, entre eles:
- Pessoas com baixa imunidade por doenças como diabetes, leucemia crônica e AIDS;
- Presença de acne ou dermatite;
- Uso de medicamentos antibióticos ou cremes de corticoides por longos períodos;
- Obesidade.
A maioria dos casos é superficial e resolvido com alguns cuidados de higiene e uso de produtos específicos. Porém, em casos mais graves, a chamada foliculite profunda pode causar a perda definitiva dos pelos e cicatrizes, o que necessita da atenção de um dermatologista.
Diagnóstico de foliculite
O relato dos sintomas pelo paciente e o exame clínico das lesões na pele já podem fornecer o diagnóstico. Em alguns casos, o dermatologista pode solicitar uma amostra para ser analisada em laboratório para identificar o agente causador da infecção e assim indicar o tratamento mais adequado.
Saiba tudo sobre a foliculite e trate agora mesmo com a Dra. Maria Claudia
Classificação e tipos de foliculite
Pode ser classificada em dois tipos principais, de acordo com a extensão do processo inflamatório. São eles: superficial e profunda.
Foliculite superficial
Este tipo atinge apenas a parte superior do folículo piloso, deixando a pele ao redor avermelhada e com pequenas pústulas que podem ser confundidas com espinhas, com ou sem pus. O paciente pode sentir também uma coceira intensa e sensibilidade na região inflamada. Além disso é possível enxergar o pelo no centro da lesão.
Foliculite profunda
A foliculite profunda atinge toda a extensão do folículo piloso, inclusive a raiz, causando complicações mais graves que podem destruir definitivamente o pelo. A região apresenta lesões extensas com pus amarelado no meio, grande vermelhidão, inchaço e dor intensa.
Como é o tratamento da foliculite?
O tratamento varia de acordo com a causa, a gravidade e o local das lesões. Infecções provocadas por bactérias ou fungos são tratadas com medicamentos antibióticos e antifúngicos, enquanto casos mais leves de foliculite podem responder bem com a aplicação das seguintes medidas:
- Higienizar a pele com sabonete antisséptico e água morna;
- Utilizar pomadas e cremes anti-inflamatórios de uso tópico;
Os casos de foliculite profunda em que há formação de furúnculos e carbúnculos podem receber a recomendação de uma pequena incisão cirúrgica para drenar o pus e aliviar os sintomas.
A foliculite tem cura?
A foliculite pode ser curada quando diagnosticada corretamente para que os tratamentos mais adequados sejam recomendados ao paciente. Para evitar a repetição do quadro e a possibilidade de infecções mais graves, é fundamental tomar alguns cuidados para manter a pele sempre saudável e livre de agentes infecciosos.
Ao notar qualquer irritação na pele e a presença dos sintomas listados anteriormente, procure um dermatologista. Esse é o profissional mais indicado para tratar e dar orientações sobre como prevenir a inflamação dos folículos pilosos.
Saiba tudo sobre a foliculite e trate agora mesmo com a Dra. Maria Claudia
Complicações da foliculite
As lesões mais profundas podem ser consideradas uma complicação da foliculite superficial e causar consequências mais sérias, como o aparecimento de furúnculos e dor mais intensa.
As principais complicações são:
- Perda permanente de pelo na região afetada;
- Formação de cicatrizes e manchas escuras;
- Desenvolvimento de abcessos que causam muita dor e desconforto.
A foliculite é contagiosa?
A foliculite só pode ser transmitida de pessoa para pessoa quando ela é causada por bactérias ou vírus. O contágio acontece com o compartilhamento de lâminas de barbear, toalhas, contato direto com pele infectada.
Prevenção
Algumas medidas simples em nosso dia a dia podem ajudar a prevenir a foliculite, entre elas:
- Evite usar roupas muito justas;
- Mantenha a pele sempre hidratada;
- Não fique com roupas de banho molhadas por muito tempo;
- Na hora de fazer a barba, utilize água morna e creme para reduzir o atrito da lâmina com a pele e passe o barbeador no sentido do crescimento do pelo;
- Controle o peso, pois a obesidade é um fator de risco para a foliculite;
- Faça depilação a laser, pois esse método agride menos as camadas superficiais da pele.
Para saber mais sobre dicas de como cuidar melhor da pele e prevenir infecções do tipo, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.
Saiba tudo sobre a foliculite e trate agora mesmo com a Dra. Maria Claudia
Fontes: