Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados após a aplicação de toxina botulínica

Cuidados após a aplicação de toxina botulínica
13/06/2023

Fique por dentro dos detalhes após a aplicação da toxina botulínica e saiba como potencializar seus efeitos

Decidiu melhorar a sua autoestima com a ajuda de uma intervenção estética? Para isso, a toxina botulínica pode ser uma boa aliada, desde que a sua aplicação seja acompanhada de cuidados após a aplicação de toxina botulínica.

Por ser uma região muito sensível do corpo, a pele precisa de alguns cuidados após a aplicação de toxina botulínica que vão evitar alergias, irritações e complicações pelo uso da substância.

Como é feita a aplicação?

Esse tratamento estético é feito com a aplicação da toxina botulínica na região muscular que se pretende tratar. São pequenas quantidades injetadas na região, proporcionando um relaxamento discreto e melhorando o aspecto da pele.

Em geral, após cerca de três a cinco dias da data de aplicação, já é possível verificar os benefícios do procedimento, sempre levando em consideração a importância dos cuidados após a aplicação de toxina botulínica para um tratamento mais duradouro.

Quando esses cuidados após a aplicação de toxina botulínica são seguidos, é comum que os efeitos da aplicação durem em torno de quatro meses.

Principais cuidados após o procedimento

Grande parte do sucesso do tratamento depende dos cuidados pós-procedimento, que devem ser seguidos conforme orientação médica. Os principais são:

  • Uso de filtro solar;
  • Evitar tocar o rosto;
  • Não fazer esforço físico;
  • Utilizar medicamentos recomendados pelo especialista;
  • Cuidado no uso de cosméticos.

A seguir, detalhamos cada um deles.

Filtro solar

Manter a pele protegida deve ser um cuidado para ser cultivado sempre, especialmente quando a toxina botulínica é injetada. É o sol que pode potencializar o aspecto de envelhecimento da pele, trazer manchas e diminuir os efeitos da toxina.

Isso faz do uso de filtro solar um dos cuidados após a aplicação de toxina botulínica mais importantes, já que a exposição aos raios solares pode manchar a pele até mesmo nos dias nublados.

Evitar levar a mão ao rosto

A região na qual foi feita a aplicação não deve ser massageada por 24h após a aplicação da toxina, pois isso pode fazer com que a toxina botulínica se espalhe para outros locais, prejudicando o resultado do tratamento.

Nada de esforço físico

A atividade física é sim recomendada, mas com cautela. Isso porque o esforço físico muito intenso pode ser prejudicial no primeiro dia após o procedimento. Nas primeiras 24 horas após a injeção, o paciente deve evitar movimentos bruscos que possam fazer com que a toxina botulínica aplicada migre de lugar, relaxando um músculo que não estava nos planos do paciente.

Apesar de ser um procedimento muito simples, os cuidados após a aplicação de toxina botulínica devem ser mantidos para evitar problemas.

Medicamentos recomendados

Todos os medicamentos, recomendações e consultas de retorno devem ser seguidos à risca para evitar problemas com o procedimento. É fundamental que o profissional responsável pela aplicação da toxina botulínica avalie os resultados e acompanhe o paciente mesmo que ele não apresente nenhum efeito colateral e com os cuidados após a aplicação de toxina botulínica sendo seguidos.

Atenção aos cosméticos

Com a aplicação da toxina botulínica, não são todos os cosméticos que poderão ser utilizados na pele, que ficará mais sensível. Por isso, sempre confirme com o dermatologista se aquela substância não fará mal ao seu rosto antes de usar um cosmético.

Qual profissional procurar para a aplicação de toxina botulínica?

O médico dermatologista é o profissional mais indicado para realizar esse procedimento. É uma aplicação relativamente simples, mas que é considerada invasiva e pode trazer riscos à saúde se realizada por um profissional não especializado e que não entenda bem dos cuidados após a aplicação de toxina botulínica.

Entre em contato e agende uma consulta para saber mais sobre esse e demais assuntos com a Dra. Maria Claudia.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia