Fale conosco pelo WhatsApp

Mesoterapia Capilar

A mesoterapia capilar é um tratamento indicado para homens e mulheres que sofrem com a perda capilar associada a algum tipo de deficiência nutricional, estresse e até mesmo às características genéticas do indivíduo.

Mulher utiliza agulha na raiz do cabelo de paciente
Imagem: Shutterstock

Independentemente da idade, sexo e demais características do indivíduo, a queda de cabelo pode prejudicar drasticamente a autoestima da pessoa — podendo ocasionar, inclusive, o desenvolvimento de problemas psicológicos e de relacionamento. A mesoterapia capilar visa justamente solucionar este problema por meio da aplicação de substâncias específicas diretamente no couro cabeludo.

O que causa queda de cabelo?

A chamada alopecia é caracterizada pela perda excessiva de cabelo em determinadas áreas, resultando na exposição do couro cabeludo. Esta é uma condição que pode estar associada a diferentes causas, que incluem alterações hormonais, uso de produtos químicos, deficiências no organismo e até mesmo existência de doenças. Alguns tipos de câncer também podem favorecer a queda de cabelo, assim como o tratamento quimioterápico.

Existem variados tipos de alopecia, sendo que cada um deles está diretamente associado às suas causas. A alopecia androgenética, por exemplo, é desencadeada por fatores de ordem genética e hormonal. Trata-se da famosa calvície, uma alteração que afeta principalmente indivíduos do sexo masculino. Nos homens, a perda capilar geralmente se concentra no topo do couro cabeludo, enquanto nas mulheres a queda é mais difusa.

Outros tipos de alopecia existentes são:

  • Alopecia areata: causada por fatores emocionais ou autoimunes;
  • Traumática: associada a traumatismos na região da cabeça ou pelo hábito de arrancar fios constantemente;
  • Seborreica: é causada por inflamações na pele e no couro cabeludo, podendo ser tratada com uso de medicamentos;
  • Eflúvio: este é o termo dermatológico para definir a perda de cabelo associada a um distúrbio no ciclo de vida capilar. Trata-se de um período em que o cabelo cai naturalmente (no eflúvio o ciclo do cabelo está desregulado e o caem mais fios do que o normal), embora este mecanismo possa estar desregulado e levar a um período de maior queda.

Como identificar a alopecia?

É natural e esperado que um indivíduo perca aproximadamente 100 fios de cabelo por dia, como parte do processo de renovação capilar. Esta queda geralmente é percebida ao lavar ou pentear os cabelos. Uma perda maior do que a considerada normal geralmente pode ser percebida ao encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro ao acordar ou ao passar a mão pelos fios.

Caso o indivíduo perceba uma queda mais acentuada dos fios ou consiga visualizar facilmente o couro cabeludo em algumas áreas, é indicado procurar um dermatologista para fazer uma avaliação mais minuciosa do caso. Este especialista vai avaliar a condição, identificar as causas e indicar o tratamento mais adequado para solucionar a alopecia.

Para que serve a mesoterapia capilar?

A mesoterapia capilar é uma técnica de dermatologia estética utilizada para tratar a queda de cabelo crônica a partir da aplicação de substâncias que estimulam o crescimento dos fios. O procedimento deve ser realizado por um dermatologista especializado, apenas após ter realizado uma avaliação criteriosa do couro cabeludo do paciente e identificado as causas e a intensidade da perda capilar.

O procedimento é feito a partir de duas etapas básicas: limpeza da região a ser tratada e aplicação do produto com ajuda de uma agulha fina. A substância aplicada geralmente é um composto formado por vitaminas, aminoácidos e medicamentos — que, juntos, atuam promovendo o crescimento capilar e estimulam o crescimento saudável dos fios.

Uma vez que é realizada diretamente no couro cabeludo do paciente, a mesoterapia capilar apresenta resultados mais rápidos do que os tratamentos realizados via oral. Vale lembrar, entretanto, que este é um método um pouco mais invasivo e, portanto, pode gerar vermelhidão e leve incômodo no local da aplicação. Esses desconfortos, porém, devem passar naturalmente em poucos dias.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões de mesoterapia capilar necessárias varia de acordo com cada caso, de acordo com a avaliação do dermatologista e intensidade da queda de cabelo identificada. Em geral, é preciso que haja um intervalo semanal ou quinzenal entre as sessões, embora não exista uma regra definitiva. O tempo total de tratamento também depende, normalmente levando entre 3 e 6 meses.

Quais são os benefícios do procedimento?

Além de tratar a calvície, a mesoterapia capilar melhora de maneira significativa a qualidade, saúde, textura e brilho dos fios de cabelo. Como consequência, os fios crescem mais bonitos e resistentes, e o paciente se sente mais confiante e tem sua autoestima aprimorada.

Esses benefícios são alcançados porque as substâncias utilizadas hidratam, ativam e recuperam o couro cabeludo, além de favorecer o fluxo sanguíneo da região. A aplicação faz micro lesões na pele, o que estimula a regeneração do colágeno e a estimulação do folículo piloso.

Quanto custa o tratamento?

Assim como a quantidade de sessões e as características do tratamento, o valor da sessão de mesoterapia capilar depende de diversos fatores — que incluem as substâncias utilizadas, a gravidade da calvície apresentada e a qualificação do profissional que vai realizar o procedimento. Vale lembrar que, de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), nenhum procedimento médico pode ter o preço divulgado pela internet.

Essa proibição para a divulgação dos preços de um tratamento médico são uma questão de responsabilidade: é necessário sempre passar por avaliação de um especialista antes de se submeter a um tratamento. Por isso, os valores só podem ser fornecidos após avaliação criteriosa e identificação da necessidade e dos benefícios de realizar o procedimento.

Para saber mais sobre o procedimento de mesoterapia capilar e ter acesso a uma avaliação dermatológica que visa equilibrar sua qualidade de vida com a satisfação estética, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Clínica de Dermatologia – Dra. Maria Claudia.