Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamentos Dermatológicos

A dermatologia é uma área da medicina que se responsabiliza pelos cuidados com a pele, cabelos, pelos e unhas, realizando o diagnóstico de doenças que acometem essas estruturas e atuando na prevenção desses problemas. Os tratamentos dermatológicos, portanto, visam proporcionar a qualidade de vida dos pacientes por meio da manutenção de sua saúde e promoção de uma aparência mais jovial.

O médico especializado em dermatologia está capacitado a realizar e indicar uma ampla gama de procedimentos cujo objetivo é manter ou restaurar a saúde da pele e dos tecidos moles. Os tratamentos dermatológicos também podem ser indicados para pacientes que desejam prevenir o envelhecimento cutâneo ou combater o aparecimento de estrias, celulites e outras marcas consideradas indesejadas.

Campos de atuação da dermatologia

O profissional especializado em dermatologia é capaz de identificar mais de 3 mil doenças de pele, indicando os tratamentos dermatológicos mais adequados para cada uma delas e orientando a respeito dos cuidados para que este órgão esteja sempre saudável. Em geral, os principais campos de atuação da dermatologia podem ser divididos entre dermatologia cirúrgica, dermatologia clínica e dermatologia estética. Entenda o que é e quais as características de cada um deles a seguir.

Dermatologia Cirúrgica

A dermatologia cirúrgica compreende os tratamentos dermatológicos de caráter cirúrgico que são realizados na pele e/ou no tecido celular subcutâneo. Em geral, esses são procedimentos minimamente invasivos e que podem ser realizados no consultório. As principais condições tratadas neste campo de atuação envolvem a remoção ou extração de:

  • Tumores de pele não cancerosos;
  • Pintas;
  • Tatuagens que se tornaram indesejadas;
  • Cicatrizes de acne.

Dermatologia Clínica

Este é o segmento que se responsabiliza por diagnosticar e tratar as doenças de pele, oferecendo também orientação a respeito dos cuidados necessários para mantê-la sempre saudável e prevenir o envelhecimento precoce. Doenças que afetam as mucosas e demais estruturas consideradas anexas da pele também fazem parte dos tratamentos de dermatologia clínica.

As condições tratadas por esta especialidade incluem:

  • Alergias de pele;
  • Câncer de pele;
  • Herpes;
  • Queda capilar;
  • Manchas na pele;
  • Acne;
  • Melasma;
  • Micoses;
  • Rosácea.

Dermatologia estética

A dermatologia estética promove a autoestima dos pacientes por meio de tratamentos dermatológicos que proporcionam melhor aparência e jovialidade à pele, suavizando rugas e eliminando marcas que causam algum tipo de incômodo ou constrangimento ao paciente.

Algumas das alterações que podem ser tratadas pela dermatologia estética são:

  • Excesso de pelos indesejados;
  • Rugas, marcas de expressão e outros sinais de envelhecimento;
  • Flacidez facial e/ou corporal;
  • Problemas capilares;
  • Melanoses solares;
  • Estrias e celulite;
  • Gordura localizada.

Principais tratamentos dermatológicos: quais são?

O dermatologista é um profissional formado em medicina e com especialização em dermatologia, sendo capaz de executar tratamentos corretivos, reparadores e terapêuticos que promovem a saúde e boa aparência da pele. Alguns dos principais tratamentos dermatológicos realizados por este especialista são:

Aplicação de Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma substância capaz de reduzir a contração muscular da região em que é aplicada, minimizando a movimentação das estruturas envolvidas na formação de rugas e linhas de expressão. Trata-se de um tratamento estético rejuvenescedor que minimiza temporariamente os sinais de envelhecimento e proporciona uma aparência mais jovem ao paciente, podendo ajudar também no combate ao bruxismo, enxaqueca crônica e transpiração excessiva.

Tratamento para câncer de pele

Provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem as estruturas cutâneas, o câncer de pele pode ser tratado por meio de diversas opções terapêuticas. A metodologia escolhida depende, principalmente, do tipo e extensão da doença, e pode incluir cirurgia para remoção do tumor, curetagem, aplicação de laser, entre outros tratamentos dermatológicos.

Peeling

O peeling é um dos tratamentos dermatológicos mais procurados, e consiste na renovação do tecido celular da pele por meio da descamação induzida. Este processo pode ser feito com uso de produtos químicos que destroem as camadas mais superficiais da pele (peeling químico) ou com a ajuda de lixas e outros aparelhos de abrasão (peeling físico), por exemplo.

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância natural do organismo humano que preenche os espaços entre as células e retém uma grande quantidade de água. Essa substância se torna mais escassa com o passar dos anos e, como consequência, a pele passa a apresentar rugas e flacidez. O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento seguro e eficaz que suaviza justamente esses sinais de envelhecimento, além de corrigir imperfeições e melhorar a hidratação da pele.

Microagulhamento

Com ajuda de agulhas finas, este procedimento estimula o colágeno e outras fibras naturais da pele com o intuito de tratar estrias, flacidez, sinais de envelhecimento, aparecimento de manchas escuras na pele e cicatrizes de acne.

Outros tratamentos dermatológicos

O dermatologista é o profissional qualificado para avaliar criteriosamente as características clínicas e necessidades particulares de cada paciente, indicando assim os tratamentos dermatológicos corretivos e preventivos mais adequados para o indivíduo. O especialista também alinha as expectativas do paciente em relação aos procedimentos, orientando a respeito das possibilidades e cuidados necessários.

Outros tratamentos e procedimentos que podem ser indicados e conduzidos pelo dermatologista são:

  • Eletrocauterização;
  • Curetagem;
  • Cauterização química;
  • Depilação a laser;
  • Cuidados com as unhas;
  • Mesoterapia capilar;
  • Laserterapia;
  • Tratamento para vitiligo;
  • Dermatoscopia.

Quando consultar o dermatologista?

Os tratamentos dermatológicos prezam pela saúde da pele e promovem a qualidade de vida do paciente, independentemente de sua idade ou da existência de doenças cutâneas. Isso significa que o especialista deve ser consultado sempre que a pele ou suas estruturas anexas apresentem alterações como manchas, pintas, lesões e inchaços.

Nesses casos, o especialista se responsabiliza por solicitar e até conduzir os exames necessários para avaliar as características das lesões cutâneas, diagnosticando as doenças de pele. Também cabe ao dermatologista executar o plano de tratamento cabível para o caso, que pode incluir a utilização de dermocosméticos e até mesmo a realização de cirurgias corretivas.

Por fim, o especialista pode ser procurado sempre que o paciente sentir que sua pele não está com aparência saudável, ou apresentar algum tipo de prejuízo estético. Aspecto oleoso, excesso de rugas, falta de viço e flacidez facial são alguns incômodos comuns que podem ser resolvidos por meio de tratamentos dermatológicos. Agende uma consulta para saber mais!

TIRE SUAS DÚVIDAS COMIGO

TRATAMENTOS

Dermatologia Cirúrgica

DERMATOLOGIA CIRÚRGICA

Área que abrange os procedimentos de caráter estético, terapêutico ou diagnóstico que são realizados na pele.

Dermatologia Clinica

DERMATOLOGIA CLÍNICA

Avalia, diagnostica e trata as doenças de pele, além de prevenir alterações que podem comprometer a saúde cutânea.

Dermatologia Estética

DERMATOLOGIA ESTÉTICA

Oferece tratamentos para alterações que trazem algum prejuízo estético ao paciente, melhorando sua autoestima e autoconfiança.