O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento seguro e eficaz que promove o rejuvenescimento facial por meio da suavização de rugas, correção de imperfeições e melhoria da hidratação da pele. Esta é uma técnica indicada, não apenas para amenizar sulcos e marcas de envelhecimento, mas para prevenir o aparecimento desses sinais e proporcionar um melhor contorno facial.
Quando a pele é mais jovem e elástica, seus tecidos apresentam uma grande quantidade de ácido hialurônico — um biopolímero produzido naturalmente pelo organismo e que preenche os espaços entre as células. Com o envelhecimento natural do corpo essa substância vai se tornando mais escassa, e o preenchimento com ácido hialurônico pode ser indicado para tratar a flacidez da pele e o aparecimento de rugas.
Índice
O que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é um composto orgânico presente em diversos tecidos do organismo humano, incluindo a pele. Trata-se de uma substância capaz de reter grandes volumes de água, ajudando a prevenir a integridade das células e das fibras de colágeno, além de garantir a hidratação dessas estruturas. Por conta dessas características, o ácido está presente em muitos dermocosméticos e até mesmo em protetores solares.
Embora seja uma substância natural do corpo, o ácido hialurônico utilizado na indústria de cosméticos e na dermatologia estética é produzido de forma sintética a partir da fermentação de substratos vegetais. Esta versão fabricada em laboratório é muito semelhante à existente no organismo e, por isso, o nível de aceitação é muito positivo e com pouquíssimos efeitos colaterais.
Como é feito o preenchimento com ácido hialurônico?
A técnica de preenchimento com ácido hialurônico utiliza uma agulha ou uma cânula para injetar a substância entre a derme e a epiderme, preenchendo o espaço entre as células e restaurando a aparência saudável e hidratada da pele. O procedimento é indicado, não apenas para proporcionar uma aparência jovial ao rosto, mas para corrigir contornos, tratar cicatrizes profundas de acne e aumentar o volume dos lábios, por exemplo.
O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento minimamente invasivo e que pode ser realizado em consultório, com anestesia local, tópica ou injetável. A aplicação demora cerca de 30 minutos, embora esse tempo possa variar de acordo com a região tratada, e deve obrigatoriamente ser realizada por um profissional devidamente capacitado e especializado.
Para quem o tratamento é indicado?
Não existe uma idade mínima para que o paciente possa ser submetido ao preenchimento facial, embora a procura pelo tratamento seja frequente a partir dos 25 anos de idade e como forma preventiva.
Este é um procedimento que se mostra bastante eficaz para diferentes finalidades, e a substância pode ser aplicada, inclusive, em outras regiões além do rosto. As principais indicações do preenchimento com ácido hialurônico incluem:
- Suavização de rugas;
- Preenchimento dos lábios;
- Correção e suavização de cicatrizes, especialmente as de acne;
- Tratamento para olheiras;
- Rejuvenescimento das mãos;
- Tratamento do “bigode chinês” (marcas de expressão que começam no canto do nariz e vão até o canto da boca);
- Preenchimento facial;
- Correção de imperfeições na pele.
Vale lembrar que, embora o preenchimento com ácido hialurônico seja muito eficiente para rejuvenescer a pele, o tratamento não é capaz de impedir que o envelhecimento facial continue acontecendo. Nesse sentido, vale a pena conversar de maneira franca com a dermatologista, de modo a alinhar suas expectativas em relação ao tratamento e descobrir se este é o método mais adequado para suas necessidades e condições clínicas.
Quais são os benefícios do preenchimento facial?
O ácido hialurônico destaca-se como uma excelente opção de produto para o preenchimento facial justamente por ser uma substância já presente no organismo humano, apresentando assim baixas chances de rejeição. Além disso, este tipo de tratamento estético tem como vantagens:
- Grande capacidade de reter água, o que favorece a hidratação da região em que o ácido foi aplicado;
- Melhoria da textura da pele;
- Tratamento rápido e praticamente indolor;
- Aumento da autoestima do paciente e melhoria da relação do indivíduo com o próprio corpo;
- Efeito prolongado e com aspecto bastante natural;
- Rápida recuperação do paciente, sem que ele precise ficar afastado de suas atividades rotineiras;
- Efeitos colaterais mínimos.
Também vale a pena destacar que o preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento que, de modo geral, não apresenta contraindicações. Portadores de doenças autoimunes (como Lúpus), gestantes, lactantes e pessoas imunossuprimidas não devem se submeter ao tratamento. Caso o indivíduo apresente inflamação ou infecção na região que receberá as injeções, deve-se primeiro resolver o problema para posteriormente realizar o preenchimento.
Cuidados e durabilidade do preenchimento
Por ser considerado um procedimento bastante seguro e minimamente invasivo, o preenchimento com ácido hialurônico não demanda muitos cuidados específicos. É recomendado que o paciente evite a prática de atividades físicas nas primeiras 24 horas após o tratamento.
Os primeiros efeitos do preenchimento facial já podem ser visualizados logo após as injeções, e tendem a melhorar entre uma ou duas semanas. Isso porque a região tratada pode apresentar inchaço nos primeiros dias e, à medida que essa inflamação localizada diminui, os resultados ficam ainda mais evidenciados.
Os preenchimentos dérmicos não são tratamentos permanentes, e a durabilidade de seus efeitos pode variar de 6 meses a até 2 anos, sendo que este tempo varia principalmente de acordo com as características individuais do paciente e do local que recebeu o tratamento.
Para garantir um resultado mais duradouro, é recomendado adotar alguns cuidados que ajudam a minimizar os efeitos do envelhecimento sobre a pele, tais como:
- Utilizar filtro solar diariamente;
- Limpar e hidratar a pele com constância;
- Manter uma dieta adequada e que favoreça a saúde da pele, evitando açúcares e inserindo alimentos com colágeno na dieta;
- Não fumar;
- Não abusar de tratamentos estéticos, sempre respeitando o tempo de pausa exigido para cada procedimento;
- Seguir as recomendações e cuidados apontados pela dermatologista.
Além disso, é essencial que o preenchimento com ácido hialurônico seja realizado por um profissional especializado neste tipo de tratamento. O dermatologista, por exemplo, tem conhecimento específico a respeito dos tratamentos estéticos e cirúrgicos relacionados à pele, mucosas, unhas e cabelos. Este é o profissional mais adequado para avaliar se o preenchimento facial é a metodologia mais adequada para cada caso.
Para saber mais sobre a metodologia de preenchimento com ácido hialurônico e descobrir se o tratamento pode ser benéfico para você, agende uma consulta com a especialista e esclareça todas as suas dúvidas a respeito do assunto.