Fale conosco pelo WhatsApp

Preenchimento com Ácido Hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento seguro e eficaz que promove o rejuvenescimento facial por meio da suavização de rugas, correção de imperfeições e melhoria da hidratação da pele. Esta é uma técnica indicada, não apenas para amenizar sulcos e marcas de envelhecimento, mas para prevenir o aparecimento desses sinais e proporcionar um melhor contorno facial.

Quando a pele é mais jovem e elástica, seus tecidos apresentam uma grande quantidade de ácido hialurônico — um biopolímero produzido naturalmente pelo organismo e que preenche os espaços entre as células. Com o envelhecimento natural do corpo essa substância vai se tornando mais escassa, e o preenchimento com ácido hialurônico pode ser indicado para tratar a flacidez da pele e o aparecimento de rugas.

A técnica de preenchimento com ácido hialurônico utiliza uma agulha ou uma cânula para injetar a substância entre a derme e a epiderme, preenchendo o espaço entre as células e restaurando a aparência saudável e hidratada da pele. O procedimento é indicado, não apenas para proporcionar uma aparência jovial ao rosto, mas para corrigir contornos, tratar cicatrizes profundas de acne e aumentar o volume dos lábios, por exemplo.

O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento minimamente invasivo e que pode ser realizado em consultório, com anestesia local, tópica ou injetável. A aplicação demora cerca de 30 minutos, embora esse tempo possa variar de acordo com a região tratada, e deve obrigatoriamente ser realizada por um profissional devidamente capacitado e especializado.

Não existe uma idade mínima para que o paciente possa ser submetido ao preenchimento facial, embora a procura pelo tratamento seja frequente a partir dos 25 anos de idade e como forma preventiva.

Este é um procedimento que se mostra bastante eficaz para diferentes finalidades, e a substância pode ser aplicada, inclusive, em outras regiões além do rosto. As principais indicações do preenchimento com ácido hialurônico incluem:

  • Suavização de rugas;
  • Preenchimento dos lábios;
  • Correção e suavização de cicatrizes, especialmente as de acne;
  • Tratamento para olheiras;
  • Rejuvenescimento das mãos;
  • Tratamento do “bigode chinês” (marcas de expressão que começam no canto do nariz e vão até o canto da boca);
  • Preenchimento facial;
  • Correção de imperfeições na pele.

Vale lembrar que, embora o preenchimento com ácido hialurônico seja muito eficiente para rejuvenescer a pele, o tratamento não é capaz de impedir que o envelhecimento facial continue acontecendo. Nesse sentido, vale a pena conversar de maneira franca com a dermatologista, de modo a alinhar suas expectativas em relação ao tratamento e descobrir se este é o método mais adequado para suas necessidades e condições clínicas.

O ácido hialurônico destaca-se como uma excelente opção de produto para o preenchimento facial justamente por ser uma substância já presente no organismo humano, apresentando assim baixas chances de rejeição. Além disso, este tipo de tratamento estético tem como vantagens:

  • Grande capacidade de reter água, o que favorece a hidratação da região em que o ácido foi aplicado;
  • Melhoria da textura da pele;
  • Tratamento rápido e praticamente indolor;
  • Aumento da autoestima do paciente e melhoria da relação do indivíduo com o próprio corpo;
  • Efeito prolongado e com aspecto bastante natural;
  • Rápida recuperação do paciente, sem que ele precise ficar afastado de suas atividades rotineiras;
  • Efeitos colaterais mínimos.

Também vale a pena destacar que o preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento que, de modo geral, não apresenta contraindicações. Portadores de doenças autoimunes (como Lúpus), gestantes, lactantes e pessoas imunossuprimidas não devem se submeter ao tratamento. Caso o indivíduo apresente inflamação ou infecção na região que receberá as injeções, deve-se primeiro resolver o problema para posteriormente realizar o preenchimento.

Por ser considerado um procedimento bastante seguro e minimamente invasivo, o preenchimento com ácido hialurônico não demanda muitos cuidados específicos. É recomendado que o paciente evite a prática de atividades físicas nas primeiras 24 horas após o tratamento.

Os primeiros efeitos do preenchimento facial já podem ser visualizados logo após as injeções, e tendem a melhorar entre uma ou duas semanas. Isso porque a região tratada pode apresentar inchaço nos primeiros dias e, à medida que essa inflamação localizada diminui, os resultados ficam ainda mais evidenciados.

Os preenchimentos dérmicos não são tratamentos permanentes, e a durabilidade de seus efeitos pode variar de 6 meses a até 2 anos, sendo que este tempo varia principalmente de acordo com as características individuais do paciente e do local que recebeu o tratamento.

Para garantir um resultado mais duradouro, é recomendado adotar alguns cuidados que ajudam a minimizar os efeitos do envelhecimento sobre a pele, tais como:

  • Utilizar filtro solar diariamente;
  • Limpar e hidratar a pele com constância;
  • Manter uma dieta adequada e que favoreça a saúde da pele, evitando açúcares e inserindo alimentos com colágeno na dieta;
  • Não fumar;
  • Não abusar de tratamentos estéticos, sempre respeitando o tempo de pausa exigido para cada procedimento;
  • Seguir as recomendações e cuidados apontados pela dermatologista.

Além disso, é essencial que o preenchimento com ácido hialurônico seja realizado por um profissional especializado neste tipo de tratamento. O dermatologista, por exemplo, tem conhecimento específico a respeito dos tratamentos estéticos e cirúrgicos relacionados à pele, mucosas, unhas e cabelos. Este é o profissional mais adequado para avaliar se o preenchimento facial é a metodologia mais adequada para cada caso.

Para saber mais sobre a metodologia de preenchimento com ácido hialurônico e descobrir se o tratamento pode ser benéfico para você, agende uma consulta com a especialista e esclareça todas as suas dúvidas a respeito do assunto.