Fale conosco pelo WhatsApp

Microagulhamento capilar: benefícios, como funciona e resultados esperados

Imagem ilustrativa
12/03/2025

Procedimento é indicado para tratar a queda de cabelo e fortalecer os fios

Uma das razões que mais levam as pessoas a se consultarem com um médico dermatologista é a alopecia, condição caracterizada pela queda de cabelo. Uma variedade de causas pode levar a essa condição que, felizmente, pode ser tratada com bons resultados na maioria dos casos.

Uma das possibilidades de tratamento da queda de cabelo é o microagulhamento capilar, que é realizado diretamente no couro cabeludo e pode ser feito sozinho ou em conjunto com outros tratamentos para aprimorar os resultados.

Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre como funciona o microagulhamento capilar, suas principais indicações e outras recomendações.

Entre em contato com a Dra. Maria Claudia e agende uma consulta.

Agende uma consulta

Como funciona o microagulhamento capilar?

O microagulhamento capilar é, assim como os outros tipos de microagulhamento, um tratamento que estimula a renovação das células da pele por meio da criação de pequenas lesões superficiais com o uso de agulhas muito pequenas.

Essas agulhas, que geralmente são feitas de titânio ou aço cirúrgico, penetram nas camadas da pele e, no caso da região do couro cabeludo, fazem com que a renovação dos tecidos estimule o crescimento e o fortalecimento de novos fios de cabelo.

Nos casos em que o microagulhamento capilar é realizado em conjunto com outros tratamentos, a perfuração causada pelas agulhas é importante para que os medicamentos utilizados penetrem de forma adequada na área em que devem agir.

Indicações do microagulhamento capilar

O microagulhamento capilar é indicado para homens e mulheres que têm queda ou afinamento dos fios de cabelo. Essas manifestações ocorrem em casos como as alopecias (androgenéticas) e o eflúvio telógeno, que é a queda diária de fios associada ao estresse.

Em todas essas situações, como já mencionado, o microagulhamento pode ser indicado sozinho, em conjunto ou de forma complementar a outros tratamentos capilares e dermatológicos.

Como é feito o procedimento?

O microagulhamento capilar deve ser feito por um médico especialista em dermatologia clínica que tenha experiência com a realização de procedimentos desse tipo. É esse profissional que determinará o número de sessões e se serão necessários outros tratamentos.

No procedimento, as agulhas podem ser aplicadas por meio de um equipamento eletrônico que possibilita a regulagem de profundidade e nível de aplicação. Além disso, nos casos em que o microagulhamento capilar é realizado em conjunto com a aplicação de medicamentos, ela é feita nesse momento.

Principais benefícios do microagulhamento capilar

Os benefícios do microagulhamento capilar vão além do crescimento dos fios de cabelo:

  • Melhora a saúde do couro cabeludo, uma vez que o microagulhamento estimula a renovação celular da pele e a produção de colágeno;
  • Fortalece os fios de cabelo, melhorando não somente sua densidade, mas também sua aparência;
  • Promove uma absorção melhor de medicamentos utilizados em conjunto com o procedimento;
  • Deixa os fios de cabelo mais nutridos;
  • Promove a melhora da autoestima.

Cuidados pós-procedimento

Após o microagulhamento capilar, é normal que haja vermelhidão e aumento da sensibilidade do couro cabeludo por pelo menos 48 horas, já que o procedimento causa microlesões na pele. Além da consolidação correta dos resultados, esse é o motivo pelo qual deve-se tomar uma série de cuidados pós-procedimento, tais como:

  • Não expor a área tratada ao sol nos primeiros dias;
  • Não utilizar medicamentos tópicos no couro cabeludo nas primeiras 48 horas;
  • Esperar ao menos 24 horas para lavar os cabelos, evitando água quente nos primeiros dias;
  • Utilizar somente xampus e produtos que sejam liberados pelo médico, para evitar agressividade ao couro cabeludo;
  • Comunicar ao médico qualquer sinal que indique uma possível complicação ou reação alérgica ao tratamento.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões de microagulhamento capilar pode variar de acordo com a indicação do tratamento, ou seja, deve-se levar em consideração o tipo e a gravidade da queda e do enfraquecimento dos fios de cabelo. No entanto, na maioria dos tratamentos, são necessárias pelo menos 4 sessões.

O que esperar dos resultados do microagulhamento capilar?

Os resultados do microagulhamento capilar começam a aparecer assim que o procedimento cicatriza e os fios de cabelo começam a crescer. No entanto, de forma geral, eles são mais perceptíveis a partir de 90 dias após a primeira sessão (quando, geralmente, pelo menos outra sessão já deve ter sido realizada).

A manutenção dos resultados também é importante, tanto por meio dos cuidados corretos no dia a dia, como usar xampus e condicionadores recomendados pelo médico e manter outros cuidados de prevenção contra a queda de cabelo, quanto por meio de consultas periódicas para avaliar a saúde capilar.

Para saber mais sobre o microagulhamento capilar e outros tratamentos, entre em contato e agende uma consulta.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia