Procedimento minimamente invasivo estimula a produção de colágeno e tem diversos benefícios
O microagulhamento é um tipo de tratamento utilizado em dermatologia estética que pode ser realizado para diversas finalidades. No caso do microagulhamento facial, é realizado para renovar as células, rejuvenescer e uniformizar a aparência da pele do rosto.
Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre como funciona o microagulhamento facial, quais são suas principais indicações, benefícios e resultados esperados. Boa leitura!
Entre em contato com a Dra. Maria Claudia e agende uma consulta.
Índice
Como funciona o microagulhamento facial?
O microagulhamento facial, assim como os outros tipos de microagulhamentos, é uma forma mecânica de estímulo da renovação celular e da produção de colágeno e elastina, proteínas importantes para manter a pele uniforme e esticada. Esse tipo de tratamento também é chamado, na Medicina, de indução percutânea de colágeno por agulha (IPCA).
O estímulo à produção de colágeno e elastina é exercido por meio de agulhas muito pequenas, feitas, geralmente, de titânio ou aço cirúrgico. Elas criam pequenas lesões na pele que, em seu processo de cicatrização, promovem a renovação do crescimento celular e a produção das proteínas em maior quantidade.
Em alguns casos, o microagulhamento facial pode ser realizado ao mesmo tempo com outros procedimentos, como a tecnologia de radiofrequência. Dependendo da indicação, há também a possibilidade de o microagulhamento ser uma das etapas de um protocolo de tratamento.
Indicações do microagulhamento facial
Por ser uma possibilidade de tratamento muito viável para a renovação da pele, o microagulhamento facial pode ser indicado para diversas finalidades. São elas:
- Redução de rugas e linhas finas;
- Rejuvenescimento da pele do rosto em geral;
- Tratamento de manchas ou melasma;
- Tratamento de cicatrizes de acne;
- Diminuição dos poros dilatados;
- Melhora da flacidez.
Como é feito o procedimento?
O microagulhamento facial pode ser realizado com o auxílio de rolos que contêm as microagulhas ou equipamentos que fazem o procedimento de forma automática e regulável. As agulhas podem ter comprimentos que variam entre 0,5 e 2,5 milímetros, e são escolhidas de acordo com a finalidade do tratamento.
Geralmente, o microagulhamento facial é realizado com a aplicação de um creme anestésico para diminuir dores e outros incômodos. Em alguns casos, como já mencionado anteriormente, pode ser associado a outros tratamentos ou tecnologias para aprimorar ainda mais os resultados.
Principais benefícios do microagulhamento facial
O principal benefício do microagulhamento facial é a possibilidade de tratar diversas condições da pele do rosto de forma prática e minimamente invasiva. Isso faz com que um número muito grande de pessoas esteja apto para realizar esse tipo de procedimento sem riscos.
Outro benefício importante do microagulhamento facial é o aparecimento dos resultados ainda nas primeiras semanas após a primeira sessão. Ou seja, ainda que seja necessário realizar mais de uma sessão na maioria dos casos, os resultados já vão surgindo progressivamente.
Cuidados pós-procedimento
Ainda que seja seguro e minimamente invasivo, o microagulhamento facial causa pequenas lesões na pele e, por isso, exige certos cuidados após o procedimento para evitar complicações e garantir que os resultados se estabeleçam adequadamente.
Primeiramente, é indispensável evitar exposição solar diretamente no rosto, principalmente nos primeiros dias após o procedimento. Sendo assim, o uso de protetor solar deve fazer parte da rotina. Além disso, o uso de maquiagens e outras substâncias químicas no rosto sem liberação médica, bem como banhos quentes, também é desencorajado.
Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões necessárias em um tratamento completo com microagulhamento facial depende da indicação. No entanto, de forma geral, a maioria dos tratamentos pode levar de 3 a 6 sessões, pelo menos, com intervalos que variam de 4 a 6 semanas entre elas. Em alguns casos, podem ser necessárias sessões de manutenção do tratamento após alguns meses ou um ano.
O que esperar dos resultados do microagulhamento facial?
Como mencionado anteriormente, em muitos casos, é possível ver os primeiros resultados do microagulhamento facial já após a primeira sessão. Mas isso não quer dizer que o tratamento está completo, já que, também como já dito, os resultados definitivos levam algumas sessões para aparecerem.
Vale lembrar que a produção de colágeno não é contínua e tende a diminuir com o passar do tempo. Por isso, podem ser necessárias sessões de manutenção do tratamento após algum tempo.
Da mesma forma, é fundamental manter os cuidados com a pele ou realizar tratamentos complementares para evitar que os problemas retornem. Um exemplo é no caso das cicatrizes de acne, que podem voltar se a acne em si não for tratada adequadamente e acabe retornando.
Para saber mais sobre microagulhamento facial e outros procedimentos, entre em contato com a dermatologista Dra. Maria Claudia.
Fontes: