Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para câncer de pele: como funciona e quais são as opções?

Tratamento para câncer de pele: como funciona e quais são as opções?
12/01/2024

O tratamento do câncer de pele envolve diversas abordagens, dependendo do tipo e estágio da doença

O câncer de pele é uma condição maligna que se desenvolve nas células cutâneas, sendo esta uma das formas mais comuns de câncer em todo o mundo. Essa neoplasia ocorre quando as células da pele sofrem mutações genéticas, passando a apresentar um crescimento descontrolado e anormal.

O tratamento para câncer de pele pode variar de acordo com seu tipo e estágio. Saiba mais a seguir!

Conheça as medidas preventivas essenciais e aprenda a proteger sua pele!

Principais causas do câncer de pele

A exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de tumores de pele. Outros elementos incluem predisposição genética, histórico familiar, idade avançada e sistema imunológico comprometido.

Embora o câncer de pele seja geralmente detectável e tratável em estágios iniciais, a falta de conscientização e de prevenção pode levar a complicações graves, muitas vezes complicando o tratamento para câncer de pele.

Tratamentos para câncer de pele

O tratamento para câncer de pele pode variar de acordo com o tipo e grau de tumor apresentado, mas as principais opções incluem:

  • Cirurgia para remoção das áreas afetadas;
  • Tratamento local;
  • Radioterapia;
  • Quimioterapia;
  • Imunoterapia.

Faça um acompanhamento da saúde dermatológica com a Dra. Maria Claudia!

Como é feito o tratamento?

Geralmente, o tratamento para câncer de pele envolve cirurgia. A excisão ampla é realizada para remover o tumor com margens dependentes do tamanho. A cirurgia de Mohs é empregada para avaliar camadas finas de pele, preservando o tecido saudável.

Outras opções de tratamento para câncer de pele incluem a quimioterapia e radioterapia, além da aplicação de medicamentos nas áreas afetadas pelo tumor maligno.

Quando o tratamento cirúrgico para câncer de pele é recomendado?

O tratamento cirúrgico para câncer de pele é geralmente recomendado quando há a identificação de lesões suspeitas que necessitam de remoção. Essa abordagem é especialmente aplicada em estágios iniciais da doença, como no carcinoma basocelular e espinocelular.

Em casos de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, a cirurgia também desempenha um papel fundamental. O procedimento cirúrgico pode variar desde uma excisão simples da lesão até intervenções mais extensas. Vale ressaltar que a escolha pelo tipo de tratamento para câncer de pele sempre depende do tipo de câncer, profundidade e localização.

Saiba qual é o tratamento mais indicado para cada caso!

Prevenção do câncer de pele

A prevenção desempenha um papel crucial na redução do risco de câncer de pele. Medidas simples — como o uso de protetor solar e roupas de proteção, bem como evitar exposição excessiva ao sol — são fundamentais para não haver a necessidade de o paciente passar por um tratamento para câncer de pele.

O diagnóstico precoce por meio de exames dermatológicos regulares é essencial para um tratamento eficaz e um melhor prognóstico. Compreender os sinais e sintomas, bem como adotar práticas saudáveis de proteção solar, são outros passos importantes na gestão e prevenção do câncer de pele.

Como a dermatologista Dra. Maria Claudia pode ajudar no tratamento do câncer de pele?

Lembre-se de que o câncer de pele pode ser prevenido a partir de medidas simples, que podem ser orientadas por um dermatologista. Este mesmo profissional de saúde pode fazer um acompanhamento regular da saúde cutânea dos indivíduos, de modo a garantir a identificação precoce de alterações e, assim, garantir maiores chances de sucesso no tratamento para câncer de pele.

A Dra. Maria Claudia é dermatologista que preza pelo atendimento individualizado e humanizado. Para saber mais sobre o tratamento para câncer de pele e tirar suas dúvidas sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde

Hospital Israelita Albert Einstein

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)