Método rápido e eficaz para tratar pequenas lesões, como verrugas e molusco contagioso. Conheça mais sobre o procedimento.
A curetagem dermatológica é uma técnica para remover tecidos doentes e lesões benignas da pele utilizando uma cureta, instrumento que possui um formato de uma colher. O procedimento é bastante utilizado na dermatologia e é considerado simples, rápido e eficaz para remover lesões cutâneas superficiais sem danificar a pele, pois é minimamente invasivo e deixa uma cicatriz bastante discreta.
Entenda melhor sobre a curetagem dermatológica, como é feita, suas indicações e todos os detalhes no conteúdo a seguir.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Índice
Quando a curetagem dermatológica é indicada?
A curetagem dermatológica serve para remover lesões cutâneas superficiais, podendo ser indicada como tratamento único ou como complemento para procedimentos um pouco mais complexos como a eletrocirurgia ou criocirurgia para a remoção de:
- Molusco contagioso: infecção cutânea viral muito comum em crianças, caracterizada pelo surgimento de pequenas pápulas da cor da pele;
- Verrugas virais: crescimento excessivo de pele desencadeado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV);
- Ceratose seborreica: lesão benigna de pele com aspecto bastante semelhante a uma verruga, que aparece com mais frequência em pessoas com mais de 50 anos;
- Ceratose actínica: lesão considerada pré-cancerosa causada pela exposição exagerada ao sol.
A curetagem dermatológica também é uma forma de obter material para exame anatomopatológico para auxiliar no tratamento da condição de pele.
Como é feita a curetagem dermatológica?
A curetagem consiste em uma raspagem realizada com uma cureta, um instrumento que atinge somente a camada mais superficial da pele. No procedimento, o dermatologista aplica uma pomada anestésica uma hora antes no caso de molusco contagioso ou outra lesão mais superficial.
A infiltração anestésica só é utilizada para tratar lesões mais complexas e profundas ou quando o paciente possui uma maior sensibilidade. Nesse caso, a eletrocoagulação é realizada primeiramente para que a curetagem dermatológica retire o tecido e as células restantes.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Como é o pós-tratamento?
Como trata-se de um procedimento minimamente invasivo, o paciente já pode retomar suas atividades logo após o término da curetagem. Isso não exclui a necessidade de alguns cuidados para que haja uma boa cicatrização do local tratado, visto que a curetagem dermatológica deixa uma ferida superficial. Entre eles, podemos citar:
- Não remover a crosta que se forma no tecido tratado;
- Utilizar pomadas e cremes indicados pelo médico;
- Manter o local seco e bem higienizado para evitar infecções;
- Evitar a exposição ao sol e utilizar o filtro solar.
A recuperação não causa incômodos e é bastante tranquila ao paciente. Nos primeiros dias, é normal haver inchaço e vermelhidão no local, mas a ferida se cicatriza em até três semanas.
Possíveis complicações da curetagem dermatológica
Os riscos e complicações decorrentes da curetagem dermatológica são mínimos, ainda mais quando executado por um profissional com a qualificação necessária, como um médico dermatologista.
Apesar de ser bastante incomum, pode haver dor intensa, hematoma, inflamação ou liberação de pus. Nesses casos, o ideal é procurar o dermatologista para que ele examine a região e verifique o que causou essas complicações.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Médica especialista em curetagem dermatológica
A Dra. Maria Cláudia é dermatologista que atua tanto na área clínica, cirúrgica e estética, especialista em curetagem dermatológica e outros procedimentos que visam proporcionar a saúde e o bem-estar dos seus pacientes.
A missão da Dra. Maria Cláudia é focar na necessidade de cada pessoa de maneira individualizada ao equilibrar os conceitos de beleza e saúde, além de proporcionar resultados que vão de encontro às expectativas dos pacientes.
Perguntas frequentes
Confira as dúvidas mais comuns sobre o processo de curetagem.
A curetagem deixa cicatrizes visíveis?
Como vimos, a curetagem dermatológica é indicada para tratar lesões menores e superficiais, portanto a cicatriz que se forma é bem discreta, no formato redondo e lisa, tornando-se quase que imperceptível.
Nos primeiros dias após o procedimento, a cicatriz pode ficar mais avermelhada, mas essa coloração vai diminuindo aos poucos até voltar o tom de pele normal.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Quanto tempo demora a cicatrização após a curetagem?
Como dissemos anteriormente, a cicatrização leva em torno de três semanas, mas esse período pode ser variável, pois depende do tamanho da lesão e se o paciente tomou todos os cuidados necessários após a realização da curetagem dermatológica.
A curetagem é um procedimento doloroso?
O procedimento é feito com uma pomada ou infiltração anestésica, por esse motivo os pacientes não costumam se queixar de dor durante a curetagem. O que pode acontecer é uma sensação de pressão no local da lesão, mas que causa pouco ou nenhum incômodo.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
A pele envolvente à lesão pode ser danificada?
A raspagem envolve apenas o tecido danificado pela lesão cutânea, pois trata-se de um procedimento bastante preciso e eficaz que não prejudica a pele ao redor.
Quanto custa uma curetagem dermatológica?
O preço da curetagem dermatológica depende de uma série de fatores, como o tamanho e tipo de lesão, a quantidade de sessões a ser realizada, entre outros que devem ser avaliados em uma consulta com o dermatologista.
Saiba mais sobre a curetagem dermatológica e outros tratamentos dermatológicos com a Dra. Maria Claudia
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica