Substância melhora a hidratação da pele e corrige imperfeições que aparecem com o envelhecimento
O preenchimento com ácido hialurônico vem ganhando bastante popularidade nos últimos anos por ser um procedimento seguro e eficaz que proporciona diversas possibilidades de promover o rejuvenescimento facial.
A técnica possibilita corrigir imperfeições, como rugas, sem cortes e de forma rápida, trazendo resultados expressivos para pessoas que estão insatisfeitas com os sinais de envelhecimento no rosto.
Além de suavizar esses sinais, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser feito de maneira preventiva para proporcionar um melhor contorno facial, pois a substância pode ajudar no tratamento da flacidez e tem alto poder de hidratação.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Índice
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é um biopolímero produzido naturalmente pelo nosso organismo com papel importante na sustentação da pele, pois estimula a produção de fibras de colágeno. A substância tem alto poder de absorção de água, funcionando como uma espécie de esponja que se expande entre os vincos, o que dá volume e melhora o contorno dos tecidos.
Com o passar dos anos, a produção de ácido hialurônico diminui e a pele acaba se tornando mais flácida e com a presença de rugas. Por esse motivo, o preenchimento com ácido hialurônico é indicado para amenizar os sinais de envelhecimento porque a substância sintética possui as mesmas características do ácido produzido naturalmente. Isso torna o procedimento bastante seguro por haver mínimas chances de rejeição por parte do organismo.
Como é feito o preenchimento com ácido hialurônico?
O preenchimento com ácido hialurônico é minimamente invasivo e pode ser realizado no consultório médico de maneira rápida e indolor. A substância é aplicada por meio de agulhas bem finas ou uma microcânula nas camadas da pele a serem preenchidas em diferentes áreas do rosto.
O tratamento corrige imperfeições, suaviza as rugas estáticas, minimiza os sulcos e linhas de expressão, além de proporcionar uma maior hidratação para a pele. O médico pode utilizar anestesia local, tópica e injetável para maior conforto do paciente e costuma demorar cerca de 30 minutos para realizar o procedimento.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Para quem é indicado o preenchimento com ácido hialurônico?
Homens e mulheres que desejam ter uma aparência mais jovem e um melhor contorno facial podem se beneficiar do preenchimento com ácido hialurônico. A partir dos 25 anos, os pacientes já podem procurar o tratamento como forma de prevenir os primeiros sinais de envelhecimento. Dessa forma, as principais indicações do procedimento são:
- Suavização de rugas e linhas de expressão;
- Preenchimento dos lábios;
- Melhora o aspecto das cicatrizes de acne;
- Correção de imperfeições na pele;
- Correção do sorriso gengival;
- Tratamento do sulco nasogeniano, o famoso “bigode chinês”.
Locais de aplicação do ácido hialurônico
O ácido hialurônico pode ser aplicado em diferentes pontos do rosto para melhorar a harmonia da face e restaurar o volume local em áreas, como:
- Testa;
- Têmporas;
- Maçãs do rosto;
- Sulcos nasogenianos;
- Lábios;
- Ao redor dos olhos;
- Região zigomática;
- Olheiras;
- Queixo;
- Mandíbula.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Cuidados antes e após o preenchimento
O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento seguro e minimamente invasivo, que exige poucos cuidados pós preenchimento. O paciente deve evitar fazer atividade física mais intensa nas primeiras 24 horas após o tratamento e utilizar protetor solar ao se expor ao sol. Pode ainda haver um pouco de inchaço na região, então o paciente é orientado a fazer compressas de gelo para aliviar o incômodo.
Efeitos e benefícios do tratamento com preenchimento
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em nosso organismo, por isso é um procedimento seguro para rejuvenescimento facial ao minimizar as rugas e outras imperfeições relacionadas ao envelhecimento, além de deixar a pele mais hidratada.
Outros benefícios do preenchimento com ácido hialurônico são:
- Melhora o tônus e a elasticidade da pele
- Estimula a produção natural de colágeno;
- Melhora o contorno da face;
- Dá mais sustentação aos tecidos do rosto;
- Aumenta o volume dos lábios;
- Combate às olheiras;
- Tratamento rápido e indolor;
- É minimamente invasivo;
- Tem efeito prolongado e natural.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Durabilidade do preenchimento com ácido hialurônico
Mesmo sendo um produto sintético, o ácido hialurônico é reabsorvido pelo corpo, por isso seu efeito é temporário. A durabilidade do preenchimento com ácido hialurônico pode variar de 6 meses até 2 anos, tudo vai depender da região em que a substância é aplicada, a formulação do ácido hialurônico e os cuidados do paciente com a pele.
Passado esse período, é necessário fazer um novo preenchimento para manter os resultados alcançados.
Contraindicações do tratamento
As contraindicações são poucas, mas ainda assim elas existem. Pessoas portadoras de doenças autoimunes e com lesões na pele que ainda não foram tratadas, grávidas e lactantes não podem realizar o preenchimento com ácido hialurônico.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Preço e demais dúvidas do tratamento
O preço do procedimento só pode ser informado após o paciente passar por uma avaliação com o dermatologista para analisar quais as áreas a serem tratadas e a quantidade de substância e aplicações necessárias para trazer um resultado satisfatório de rejuvenescimento facial.
Existem riscos?
O procedimento quando feito por um médico especializado, como o dermatologista, que tem profundo conhecimento sobre os tratamentos estéticos para a pele, tem riscos mínimos. Como dito anteriormente, a substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo, o que diminui drasticamente as chances de rejeição.
Agendar uma avaliação com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
O procedimento dói?
A aplicação é feita com agulhas bem finas, que já diminuem consideravelmente o incômodo com a dor, mas para deixar o paciente mais confortável são utilizadas substâncias anestésicas no momento da aplicação.
Para saber mais informações sobre esse e outros tratamentos dermatológicos, agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia