Fale conosco pelo WhatsApp

A importância do colágeno para a pele

A importância do colágeno para a pele
06/12/2022

Uma das proteínas mais abundantes no ser humano, o colágeno contribui para a elasticidade e resistência da pele.

Manter a pele firme e rejuvenescida é um dos principais objetivos de mulheres e homens em todo o mundo. E um dos principais responsáveis por esse processo é o colágeno.

O colágeno para a pele, definida como uma proteína de rápida absorção e que pode ser encontrada naturalmente em nosso organismo, é um dos principais responsáveis por garantir a firmeza e elasticidade da pele.

Além disso, é responsável pela saúde das unhas e cabelos e por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como os músculos.

Contudo, aos 30 anos, a sua produção começa a diminuir, causando a flacidez da pele.

Qual a importância do colágeno para a pele?

O colágeno para a pele é extremamente importante, uma vez que ele ajuda a promover a elasticidade e trazer maior resistência à pele. Outras atuações do colágeno em nosso corpo estão associadas às cartilagens presentes entre as articulações, já que a produção dessa substância evita que os nossos ossos se batam, causando desgaste.

Em relação à estética, o colágeno é o grande responsável por deixar a nossa pele mais bonita, firme e livre das indesejadas linhas, marcas e rugas.

Entretanto, como citamos acima, com o passar do tempo, a produção do colágeno vai diminuindo e, consequentemente, faz com que as linhas de expressão e a flacidez começam a surgir.

Dessa forma, podemos notar que a importância do colágeno para a pele não está ligada apenas aos fatores estéticos, mas também ao seu papel fundamental na locomoção e bom funcionamento das cartilagens do nosso corpo.

Quais são as maiores fontes de colágeno?

Apesar da produção do colágeno ter diminuído ao longo dos anos, existem algumas fontes/alimentos que, além de contribuir para que as pessoas mantenham uma alimentação saudável e equilibrada, auxiliam na sua reposição, uma vez que o colágeno para a pele é fundamental.

Entre as maiores fontes de colágeno, podemos destacar:

Carne vermelha

A carne vermelha pode ser uma proveitosa alternativa para trazer colágeno para a pele e, principalmente, aos ossos. Alimentos ricos em cartilagem, como o mocotó, são indicados para essa reposição de colágeno.

Peixes

O colágeno pode ser encontrado em todos os peixes, sejam eles de água doce ou salgada, sendo que essa substância pode ser encontrada na pele, espinha e cartilagem.

Além disso, o colágeno para a pele pode ser encontrado em outros animais marinhos sem ossos e espinhas, como a lula.

Vale ressaltar que outros alimentos podem ajudar na produção de colágeno para a pele, assim como aqueles ricos em vitamina C, selênio, zinco e silício. Isso porque esses nutrientes auxiliam na produção e absorção do colágeno, gerando melhores resultados nos tratamentos de saúde e estética.

Entre os principais alimentos que ajudam na produção de colágeno para a pele, podemos citar:

  • Ricos em vitamina C: abacaxi, laranja, limão, tangerina, pimentão cru, mamão, caju, agrião, salsa e tomate fresco;
  • Ricos em selênio: peixes, camarão, feijão preto, farinha de trigo integral, castanha do pará, gema de ovo e fígado;
  • Ricos em zinco: clara de ovo, ostras, frango, nozes, fígado e miúdos;
  • Ricos em silício: aveia, arroz integral, nozes e algas marinhas.

Formas de estimular o colágeno

Como citado acima, a ingestão de alguns alimentos e vitaminas podem auxiliar na produção de colágeno para a pele. Porém, alguns tratamentos e procedimentos podem estimulá-lo de forma mais eficaz.

Conheça alguns dos principais tratamentos:

Bioestimuladores cutâneos

É realizado por meio da aplicação de diferentes substâncias que estimulam a produção de colágeno para a pele, realçando a beleza e firmeza da região.

Os bioestimuladores podem ser feitos com ácido hialurônico, ácido poli-láctico, hidroxiapatita de cálcio ou poli-caprolactona (PCL).

Laser fracionado

Essa técnica tem como principal objetivo atingir as camadas da pele em frações, estimulando a produção do colágeno e melhorando a textura da pele.

São indicados normalmente por um especialista, em torno de 3 a 6 sessões, para que o resultado seja realmente efetivo.

Radiofrequência

Realizado por meio de um equipamento que emite ondas de calor, a radiofrequência age sobre as células produtoras de colágeno, estimulando a sua produção.

Além disso, esse procedimento ajuda no tratamento de celulite, gordura localizada e melhora a textura da pele, deixando-a muito mais firme e livre de rugas.

Peeling

Esse procedimento pode ser feito tanto por meio da abrasão química, com o uso de ácidos específicos, como de forma física, quando são usados equipamentos.

O peeling age removendo as camadas mais superficiais da pele, a fim de proporcionar uma renovação celular. Como resultado, além de permitir que nasça uma nova camada de pele, com mais vigor e firmeza, o procedimento estimula a produção de colágeno para a pele, nas áreas tratadas.

Quais os principais tipos de colágeno?

Podemos encontrar vários tipos de colágeno, que variam de acordo com a composição dos aminoácidos, estrutura molecular, concentração e localização nos tecidos.

Entre os mais comuns, podemos destacar:

  • Tipo I: sendo o mais comum, esse tipo de colágeno pode ser encontrado nos tendões, derme, ossos e dentes;
  • Tipo II: produzido pelas células cartilaginosas, esse tipo de colágeno pode ser encontrado em cartilagens elásticas e hialinas, discos invertebrais e nos olhos;
  • Tipo III: presente no músculo liso e em abundância no tecido conjuntivo frouxo, esse tipo de colágeno se constitui de fibras reticulares. Ele também pode ser encontrado na artéria aorta do coração, útero, pulmões e fígado;
  • Tipo IV: com a função de sustentação e filtração, esse tipo de colágeno é produzido pelas células epiteliais, musculares e pelos capilares sanguíneo, presentes na membrana basal, rins e cápsula do cristalino;
  • Tipo V: presentes em locais de grande resistência, esse tipo de colágeno pode ser encontrado nos ossos, tendões, sangue e placenta.

Principais cuidados com a pele

Manter o cuidado com a pele é fundamental para garantir uma cútis saudável e promover a hidratação da mesma. Além disso, isso irá prevenir câncer de pele e outras doenças

Os cuidados devem se tornar parte da rotina do indivíduo, e devem suprir suas necessidades básicas, sendo que os produtos e técnicas a serem utilizados dependem da sensibilidade, do tipo e até da coloração da pele. Mas os principais cuidados são:

  • Manter uma alimentação saudável e balanceada;
  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Utilizar protetor solar diariamente.

Sendo assim, é imprescindível sempre contar com a ajuda e acompanhamento de um médico especializado, para garantir a eficiência do tratamento e os cuidados adequados.

Quer conferir os principais cuidados com a pele? Acesse o conteúdo completo clicando aqui.

Quer saber como podemos ajudá-lo a manter o colágeno para a pele? Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Dra. Maria Claudia.

Fontes:

Dra. Maria Claudia