Fale conosco pelo WhatsApp

Como realizar a retirada de queloide no nariz?

Queiloide no nariz
11 maio, 2022

Descubra quais são os principais tratamentos para remover queloides no nariz

O queloide no nariz é caracterizado quando o tecido responsável pela cicatrização apresenta um crescimento maior do que o habitual, fazendo com que a pele da região se torne elevada e endurecida.

Considerado uma alteração benigna, o queloide no nariz não traz nenhum risco à saúde do paciente, mas pode trazer grandes desconfortos, sejam físicos ou estéticos. O tratamento para a retirada do queloide é, em geral, medicamentoso, à base de pomadas dermatológicas.

No entanto, quando estes não surtem o efeito desejado, é possível que a médica recomende a laserterapia, uma injeção de corticoide ou até mesmo uma intervenção cirúrgica. Conheça, abaixo, os principais tratamentos para remover o queloide no nariz.

Sintomas do queloide no nariz

Os principais sintomas de queloide no nariz, além do inconveniente estético, podem comprometer a qualidade de vida do paciente, que pode apresentar:

  • Coceira;
  • Perda de sensibilidade nasal;
  • Dores;
  • Ardência;
  • Queimação.

Essa condição é provocada pelo aumento da deposição de colágeno em uma ferida, que pode ter sido provocada por um corte acidental, por uma cirurgia – como a rinoplastia -, por cicatrizes de ferimentos de catapora ou mesmo após colocar um piercing na região nasal.

Tratamentos para remoção de queloide no nariz

Um dos principais tratamentos para queloide no nariz é feito à base da aplicação de pomadas dermatológicas. Com fácil manuseio, elas apresentam baixos efeitos colaterais e costumam reduzir o tamanho da cicatriz com apenas algumas semanas de uso.

As pomadas mais comumente recomendadas pela comunidade médica possuem, em sua composição, corticoide, para atenuarem a cicatriz e os sintomas de ardência e coceira.

Géis de silicone também podem ser recomendados, já que ajudam a produzir colagenases, que são enzimas capazes de reduzir colágeno nas cicatrizes.

Laserterapia e injeção de corticoide

Conforme já mencionado, a laserterapia pode ser uma solução mais agressiva para a remoção de queloide no nariz. Esse procedimento consiste na aplicação de laser diretamente na região, com resultados que visam diminuir o tamanho da cicatriz e estabelecer um clareamento da pele.

Em geral, é possível que a especialista realize esse tratamento em simultaneidade com algumas alternativas, como a injeção de corticoide. Esta, quando aplicada ao redor no queloide do nariz, também combate a quantidade de colágeno na região e ajuda a diminuir a cicatriz.

Sua aplicação deve respeitar um intervalo que pode variar de duas a quatro semanas. No entanto, é válido salientar que a quantidade de sessões vai depender do tamanho da cicatriz a ser eliminada.

Cirurgia

Existe ainda um último tratamento, mais invasivo, para a remoção do queloide do nariz: a intervenção cirúrgica. Esse procedimento costuma ser recomendado para pacientes que apresentam queloides em que os outros tratamentos não obtiveram sucesso. Aqui, a médica pode deixar pontos dentro ou fora da pele, e infiltrar corticoide no momento da cirurgia para tentar evitar que se formem novos queloides na região.

Também é comum que a especialista indique a aplicação de pomadas e sessões de radioterapia depois da realização da cirurgia, como forma de evitar um novo crescimento de queloide.

Conforme já citado, o queloide no nariz pode surgir depois da colocação de um piercing. Ao observar sinais de inflamação na região, como pus, inchaço e vermelhidão, é necessário remover o apetrecho e buscar auxílio médico, de modo a evitar o possível surgimento de um queloide.

Ainda tem dúvidas sobre como retirar queloide? Entre em contato conosco!

Fontes:

Dra. Maria Claudia

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dra. Maria Claudia Luce

Formada em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e com residência em dermatologia no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a dermatologista Dra. Maria Claudia Luce é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia-proprietária da Clínica Sense.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue:
11 2306-1192

Horário de funcionamento: 09h às 20h

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE