Fale conosco pelo WhatsApp

Como tirar tatuagem do corpo?

Como tirar tatuagem do corpo?
13/03/2024

Existem diversos métodos disponíveis, cabendo ao profissional decidir qual é a melhor abordagem para cada caso

O arrependimento em relação a uma tatuagem pode surgir em virtude de mudanças nas circunstâncias de vida, significado da tatuagem ou da própria estética. Aí surge a dúvida: como tirar tatuagem do corpo? Os procedimentos de remoção são a solução para atender as necessidades individuais e garantir resultados satisfatórios.

Como tirar uma tatuagem definitiva do corpo?

Existem diferentes meios de como tirar tatuagem do corpo, sendo que os principais são:

Laser

Uma forma tradicional de como tirar tatuagem do corpo é o procedimento a laser. Envolve a aplicação de feixes de luz concentrada na pele, que penetram e destroem os pigmentos da tatuagem. Diferentes tipos de laser, com comprimentos de onda específicos, são utilizados para diferentes cores de tinta. O tratamento dói e podem ser necessárias mais de 10 sessões, dependendo do tamanho e das cores da tatuagem.

Cremes

Cremes específicos, como TatBGone ou Tattoo-Off, podem ser aplicados em casa para clarear a tatuagem ao longo de vários meses, sem causar lesões na pele. Apesar de ser uma opção caseira de como tirar tatuagem do corpo, não é tão eficaz quanto o laser e pode não remover completamente a tatuagem.

Dermoabrasão

Outra forma popular de como tirar tatuagem do corpo é a dermobrasão. Utiliza-se um aparelho de alta rotação com um disco abrasivo para remover camadas superficiais da pele, permitindo que a tinta saia. Assim como o tratamento a laser, a dermoabrasão pode causar dor e o tempo de recuperação pode variar de duas a três semanas. Além de possivelmente deixar cicatriz.

Cirurgia

Por fim, outra forma de como tirar tatuagem do corpo envolve a remoção da pele tatuada através de cirurgia, sendo mais recomendada para tatuagens pequenas devido ao risco de cicatrizes mais aparentes.

Métodos caseiros para remover tatuagem realmente funcionam?

Métodos caseiros de como tirar tatuagem do corpo podem ter eficácia limitada, especialmente para tatuagens permanentes. Esses métodos são mais indicados para tatuagens temporárias ou de henna.

Métodos caseiros x métodos profissionais

Métodos profissionais, como o uso de laser, dermoabrasão ou cirurgia, são realizados por dermatologistas capacitados. Esses profissionais têm conhecimento especializado para adaptar o tratamento às características individuais da tatuagem. Eles também oferecem orientações pós-tratamento para minimizar riscos de complicações.

Cuidados após a remoção da tatuagem

Após a remoção de uma tatuagem, seja por métodos profissionais como o laser ou dermoabrasão, é necessário adotar cuidados específicos para garantir a cicatrização adequada:

  • Evitar exposição ao sol 30 dias antes e 30 dias após o tratamento: a exposição solar pode causar hiperpigmentação e afetar a cicatrização da pele recentemente tratada;
  • Respeitar a cicatrização natural: permitir que a pele cicatrize naturalmente é fundamental. Não remover crostas ou bolhas, caso ocorram, ajuda a evitar complicações e acelera a recuperação;
  • Observar possíveis reações: Caso ocorra coceira, elevação na pele, vermelhidão ou ardência, é recomendável relatar essas reações ao médico dermatologista responsável pelo tratamento;
  • Manter a área coberta: entre as sessões de remoção, é aconselhado cobrir a área em que foi realizada o tratamento. Isso protege a pele durante o processo de cicatrização.

Onde realizar a remoção de tatuagem em São Paulo?

Uma excelente opção para realizar a remoção de tatuagem em São Paulo é a Dra. Maria Claudia. Ela é formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, tendo feito residência em Dermatologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Sua vasta experiência garante um atendimento especializado e satisfação dos resultados.

Agende sua consulta e descubra a melhor forma de remover sua tatuagem.

Fontes:

Dra. Maria Cláudia

Sociedade Brasileira de Dermatologia