Fale conosco pelo WhatsApp

Foliculite capilar: causas e sintomas

Foliculite capilar: causas e sintomas
23/02/2023

Pele avermelhada e inchada, coceira, dor e presença de pústulas estão entre os principais sintomas da foliculite capilar

A foliculite é caracterizada por uma inflamação dos folículos pilosos, estruturas localizadas dentro da pele, onde os pelos e cabelos do corpo humano nascem. A foliculite pode acontecer em qualquer área do corpo que possua pelos, mas as regiões mais comuns são: rosto, couro cabeludo, axilas, coxas e virilhas.

A foliculite capilar se assemelha muito a uma espinha ou acne, por isso muitos pacientes não dão a devida importância a essa condição. Todas as pessoas estão sujeitas a enfrentar quadros de foliculite ao longo da vida. Por essa razão, vamos abordar as causas e sintomas da foliculite capilar para o melhor tratamento dessa doença.

O que pode causar a foliculite capilar

Entre as causas e sintomas da foliculite capilar, as bactérias Staphylococcus aureus (estafilococos) e Streptococcus são os principais agentes causadores das lesões cutâneas, mas não os únicos. Outras bactérias, fungos e vírus também podem estar envolvidos nas causas e sintomas da foliculite capilar, além do crescimento do pelo no sentido contrário, os chamados pelos encravados.

Alguns hábitos também podem comprometer os folículos pilosos, como, por exemplo:

  • Depilação de forma incorreta;
  • Uso de lâminas de barbear;
  • Roupas muito justas que retêm umidade e calor;
  • Escoriações na pele;
  • Uso contínuo de cremes esteroides e antibióticos tópicos.

Sintomas

A foliculite pode ser dividida em duas categorias diferentes: superficial ou profunda. Na foliculite superficial, apenas a parte superior do folículo piloso é afetada, o que causa vermelhidão e inchaço na pele ao redor, coceira intensa, formação de pústulas semelhantes a espinhas e dor no local.

Já os casos de foliculite profunda são mais graves, pois a inflamação acontece por todo o folículo piloso até a raiz. Os sintomas observados são:

  • Área avermelhada bem extensa ao redor do folículo;
  • Presença de nódulo com pus;
  • Coceira;
  • Dor;
  • Possível destruição do folículo, o que impossibilita o crescimento de pelos no local.

Principais foliculites infecciosas

Depois de conhecer as causas e sintomas da foliculite capilar, vamos detalhar quais são os principais tipos de foliculite infecciosas:

  • Foliculite estafilocócica: considerado o tipo mais comum, é causado pela bactéria Staphylococcus aureus, que se aloja em nossa pele. Os casos infecciosos acontecem quando a bactéria penetra por uma ferida e acomete o folículo piloso.
  • Foliculite por Pseudomonas: popularmente conhecida como foliculite da banheira. Nesses casos, as bactérias Pseudomonas estão presentes em banheiras e piscinas aquecidas com níveis de cloro e pH mal regulados.
  • Pseudofoliculite da barba: inflamação causada por pelos encravados, muito comum em homens, nas regiões do rosto e pescoço. Esse tipo de foliculite pode surgir também na região da virilha ou axilas nas pessoas que se depilam com cera quente.
  • Foliculite pitirospórica: causada pelo fungo Pityrosporum ovale (Malassezia) em áreas mais úmidas do corpo. Muito comum em braços, costas e tórax de adolescentes e homens adultos.

As causas e sintomas da foliculite capilar do tipo profunda mais conhecidas são:

  • Sicose da barba: lesões em forma de pústulas causadas ao se barbear na região do lábio superior, queixo e mandíbula. A infecção pode evoluir para cicatrizes, em casos mais graves.
  • Furúnculos e carbúnculos: infecções profundas provocadas por bactérias estafilocócicas. O furúnculo caracteriza-se por um nódulo vermelho e duro com a presença de pus no centro. Já o carbúnculo são vários furúnculos juntos, muito comum na região de trás do pescoço, quadril e coxas.
  • Foliculite eosinofílica: infecção do folículo piloso mais frequente em pacientes soropositivos e com imunidade baixa. São lesões que aparecem no rosto, causam coceira e podem deixar manchas escuras.

Como diagnosticar a foliculite capilar

O diagnóstico de foliculite capilar se dá por meio de exames clínicos das lesões e análise do histórico do paciente pelo dermatologista. Em alguns casos, o médico pode solicitar um exame laboratorial mais detalhado para identificar o agente causador da foliculite capilar e assim direcionar o melhor tratamento para o caso.

Opções de tratamento

O tratamento indicado vai depender das causas e sintomas da foliculite capilar. Nos casos de foliculite superficial mais leves, o uso de compressas mornas na região inflamada, cremes e pomadas anti-inflamatórias e a correta higiene do local já aliviam os sintomas.

Nas infecções causadas por fungos ou bactérias, ou em casos mais graves e recorrentes, o tratamento com antibióticos e antifúngicos pode ser a melhor opção.

Agora que você já conhece as principais causas e sintomas da foliculite capilar, entre em contato e saiba tudo sobre essa e demais doenças dermatológicas.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dra. Maria Cláudia Luce

Rede D’or São Luiz