Apesar de ser um problema crônico, o tratamento é eficaz e traz ótimos resultados no controle dos sintomas e melhora na qualidade de vida do paciente
A rosácea é uma inflamação que se manifesta na pele, principalmente no rosto, expandindo-se para as bochechas, nariz, testa e queixo. Trata-se de uma manifestação crônica que afeta principalmente pessoas entre 30 e 50 anos. As mulheres são as mais atingidas, mas a condição também pode afetar pacientes do sexo masculino.
Entenda a seguir como é feito o tratamento para rosácea e quais são as opções existentes.
Recupere o equilíbrio da sua pele e a sensação de uma pele suave e saudável!
Índice
Principais causas da rosácea
Diversos fatores podem contribuir para que a rosácea se manifeste no corpo de um indivíduo, entre elas estão:
- Predisposição genética;
- Alterações emocionais;
- Exposição ao sol;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Uso de medicamentos vasodilatadores;
- Uso de medicamentos fotossensibilizantes;
- Ingestão de alimentos quentes.
Tratamentos para rosácea
Para que haja algum tipo de tratamento para rosácea, a indicação pode variar conforme a doença evolui em cada paciente. Cabe ao dermatologista avaliar as melhores formas de controlar o quadro, recomendando o tratamento mais adequado ao caso.
As principais opções de tratamento para rosácea incluem:
- Uso de medicamentos tópicos;
- Uso de medicamentos orais;
- Terapias a laser e luz pulsada;
- Adoção de cuidados gerais com a pele;
- Mudanças na alimentação e estilo de vida.
Entre em contato com a dermatologista Dra. Maria Claudia!
Como é feito o tratamento?
O tratamento para rosácea é geralmente delineado com base na gravidade dos sintomas e nas características específicas de cada paciente. Em muitos casos, são prescritos medicamentos tópicos para reduzir a vermelhidão e a inflamação da pele.
Além disso, medicamentos orais podem ser recomendados para controlar os sintomas. Procedimentos dermatológicos, como terapias a laser ou luz pulsada, também podem servir como apoio para tratar vasos sanguíneos dilatados e reduzir a vermelhidão persistente.
O tratamento é frequentemente personalizado, levando em consideração a resposta individual do paciente, podendo ser ajustado com o tempo.
Quando o tratamento para rosácea é recomendado?
Em geral, o tratamento para rosácea é recomendado em todos os casos diagnosticados da condição, especialmente diante de sintomas. Alguns aspectos devem ser levados em consideração para a escolha da metodologia terapêutica mais adequada, tais como: idade e o estado de saúde geral do paciente.
Saiba qual é o tratamento mais indicado para cada caso!
Prevenção da rosácea
O uso diário de protetor solar é crucial para proteger a pele sensível da exposição ao sol. O indivíduo pode, ainda, evitar produtos que contenham álcool, fragrâncias ou outros ingredientes irritantes para a pele.
Além disso, a adoção de alguns cuidados com o estilo de vida pode fazer bastante diferença para quem deseja evitar um diagnóstico e tratamento para rosácea. Nesse sentido, vale a pena evitar situações de estresse e estar sempre atento à hidratação do corpo e da pele, evitando secura e irritação.
Os pacientes também devem tomar cuidado com banhos muito quentes ou exposição solar. Por fim, consultar-se regularmente com um dermatologista também é recomendado.
Como a dermatologista Dra. Maria Claudia pode ajudar no tratamento da rosácea?
A rosácea é uma condição crônica, e o gerenciamento a longo prazo faz parte do tratamento para rosácea. O acompanhamento regular com um profissional de saúde é fundamental para garantir que o plano de tratamento seja eficaz, realizando também ajustes conforme necessidade.
A clínica da Dra. Maria Claudia é acolhedora e preza sempre pelo atendimento individualizado e humanizado. O conforto e confiança do paciente, somados à ética médica são preceitos básicos estabelecidos dentro da clínica para que haja um bom tratamento para rosácea.
Saiba mais agendando uma consulta com a Dra. Maria Claudia.
Fontes:
Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde