Fale conosco pelo WhatsApp

Calvice tem cura? Conheça os melhores tratamentos para essa condição

Imagem ilustrativa
01/06/2025

Saiba mais como é possível diminuir a progressão ou reverter a calvície

A queda capilar é uma preocupação constante de muitas pessoas, uma vez que pode causar diversos impactos para a saúde e principalmente para a autoestima de um indivíduo. Não é à toa que a pergunta se calvície tem cura é uma das mais comuns nos consultórios de dermatologia. 

Neste conteúdo, você confere os principais tratamentos para a queda capilar e vai compreender se e quando a calvície tem cura. Acompanhe!

Entre em contato e agende uma consulta!

Agende uma consulta

O que é calvície? 

A calvície, nome mais popular da alopecia, é uma condição caracterizada pela perda de cabelo. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indicam que a calvície pode afetar, em algum grau, até 42 milhões de brasileiros. 

Geralmente, os homens são mais afetados pela calvície que as mulheres, ainda que o número de mulheres com o problema tenha aumentado significativamente nos últimos anos. A mesma situação ocorre com os jovens, pois o que antes era um problema mais comum entre pessoas mais velhas tem se tornado cada vez mais recorrente em pessoas com menos de 25 anos.

Em geral, há diversos fatores que podem ser classificados como causas da calvície: herança genética, problemas hormonais, alterações imunológicas, problemas nutricionais e ambientais, cirurgias, tratamentos oncológicos, entre outros. 

O sintoma mais comum é a queda de cabelo em si, que pode ser percebida pela diminuição da densidade dos cabelos e pela formação de entradas ou espaços sem cabelo (clareiras) no meio do couro cabeludo. É por esse motivo que muitas pessoas se perguntam se a calvície tem cura, porque o problema costuma ser muito perceptível desde o início.

Calvície tem cura? 

Não é possível afirmar que a calvície tem cura em todos os casos. Na maioria dos tratamentos, os resultados são mais voltados à diminuição da progressão da queda capilar ou à recuperação de partes da massa capilar perdida anteriormente. Em alguns casos, dependendo da causa e de acordo com a intervenção realizada, é possível recuperar boa parte do cabelo perdido.

Sendo assim, por mais que não seja correto afirmar com certeza que calvície tem cura para todos os pacientes, podemos afirmar que existem tratamentos que são capazes de devolver, com muito sucesso, a qualidade de vida e a autoestima perdida pelo paciente com queda de cabelo. 

Principais tratamentos para calvície 

Como já mencionado, mesmo dizendo que calvície tem cura não é correto, seus tratamentos são muito eficazes. Diversos procedimentos e abordagens terapêuticas diferentes podem ser realizados de acordo com a avaliação individual do paciente, que deve levar em consideração a causa, o tipo e a gravidade da alopecia. 

Entre os principais tratamentos para calvície, podemos mencionar:

  • O uso de medicamentos tópicos e orais, como o Minoxidil, a finasterida e os corticoides tópicos e injetáveis;
  • Transplante capilar;
  • Tratamentos com luz e a laser, para estimular o crescimento dos fios;
  • Mudanças comportamentais e no estilo de vida.

Como evitar a calvície? 

Muito mais do que se preocupar se calvície tem cura, o mais importante é entender que o problema, na grande maioria das vezes, pode ser evitado. Cuidar da saúde do couro cabeludo, manter uma dieta saudável, cuidar da saúde mental e tratar qualquer condição médica que seja um possível fator de risco para a alopecia são exemplos de cuidados simples, que podem ser adotados no dia a dia. 

Além disso, é importante sempre ter atenção aos sinais de uma possível calvície logo no início. Ou seja, se notar qualquer sinal de queda de cabelo ou de diminuição de sua força ou densidade, é importante buscar ajuda o mais rápido possível. Quanto antes o tratamento para a calvície começar, mais rápidos serão os resultados. 

Para saber mais sobre a calvície e realizar um diagnóstico, agende sua consulta com a Dra. Maria Claudia.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Ministério da Saúde