Apesar de simples, o tratamento para queda de cabelo deve ser feito com o acompanhamento de um dermatologista para ser eficaz.
Atualmente existem diversos produtos intitulados como tratamento para queda de cabelo. Alguns realmente podem colaborar e minimizar a condição, mas é importante que o paciente identifique o que tem causado a queda para posteriormente investir nesses produtos, sendo que alguns têm alto valor agregado.
Isso deve-se ao fato de que existe mais de uma condição que colabora para queda dos fios, sendo fundamental que o tratamento para queda de cabelo seja indicado com base na causa.
O tratamento para queda de cabelo pode ser simples, como: não exagerar no consumo de bebida alcoólica, praticar exercícios e manter uma dieta balanceada. Mas, disfunções hormonais, infecções no couro cabelo, pré-disposição genética e fatores externos como ansiedade e stress podem tornar indispensável aconselhamento junto a um dermatologista.
Saiba a seguir os tratamentos para queda dos fios de melhor resultado, segundo a dermatologista Dra. Maria Cláudia Luce, e com base nas doenças recorrentes.
Índice
O que causa a queda de cabelo?
Como mencionado, identificar o que causa a queda de cabelo é a forma eficaz de indicar o correto tratamento para queda de cabelo. São doenças que acarretam enfraquecimento do folículo piloso:
- Alopecia androgenética – quando ocorre o afinamento progressivo dos fios com rarefação dos pelos, resultando em calvície;
- Alopecia areata — Determinada região apresenta queda acentuada dos cabelos devido uma inflamação, deixando uma falha perceptível;
- Eflúvio telógeno — estresse físico ou emocional, que resulta no desequilíbrio do ciclo folicular e maior queda dos cabelos;
- Eflúvio anágeno — quando os folículos pilosos enfraquecem e caem na fase inicial do crescimento do cabelo.
Tais condições podem ser diagnosticadas com exames laboratoriais (exame de sangue), tricoscopia que faz um mapeamento da saúde dos fios e do couro cabeludo e até mesmo uma biopsia. O dermatologista indicará qual dos procedimentos diagnósticos ajudará a identificar a doença e por consequência, indicar o tratamento para queda de cabelo.
Tratamento para queda de cabelo: qual o melhor?
Não é possível denominar um protocolo de tratamento como o melhor. O tratamento vai depender da causa da queda de cabelo. Todos são eficientes e depende da reação do organismo para determinar se ele diminuirá ou não a queda dos fios. Os mais simples e de maior acesso — pois, são vendidos em farmácias e até lojas especializadas na venda de produto de beleza — são os shampoos medicamentosos.
Esse tipo de tratamento para queda de cabelo pode ser feito em casa, sendo orientado ao paciente usar produtos ao lavar os fios e complementar com o uso de loções, podendo ser acompanhado ainda de tratamento medicamentoso. Costumam ter alta eficiência, em especial quando são somados aos tratamentos feitos em consultório, com um médico especialista.
Pode ser orientado ainda o uso de medicamentos orais, como os nutracêuticos ou suplementos vitamínicos que atuam diretamente na saúde dos cabelos e das unhas.
Pacientes diagnosticados com alopecia androgenética, ou seja, queda de cabelo que resulta em calvície e tem o fator hereditariedade, têm a indicação de usar o Minoxidil. O medicamento que é de uso tópico deve ser usado diariamente e seu efeito pode começar a surgir entre o quarto e o sexto mês de tratamento para queda de cabelo.
Tratamentos feitos exclusivamente em consultório
Dentre os tratamentos para queda de cabelo feito em consultório e que apresentam resultados expressivos está o microagulhamento. Tal procedimento é indicado a pacientes com algum tipo de alopecia e tem como intuito ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, incentivando assim o nascimento de novos fios devido à ativação promovida pelo plasma do sangue. Os furinhos feitos pelas minúsculas agulhas permitem que medicamentos (quando é necessário utilizar) penetrem no couro cabeludo no local exatamente desejado.
Laser ou LEDs também têm se mostrado eficientes metodologias de tratamento para queda de cabelo.
A luz de baixa intensidade, ou LED, ajuda na estimulação dos folículos capilares minimizando a queda e colabora ainda em pacientes com miniaturização ou cabelos bem finos e nada volumoso. Já o laser é um procedimento considerado mais avançado e faz com fluxo sanguíneo seja aumentado na região do couro cabeludo, incentivando o nascimento de novos fios.
Como já informado, o melhor tratamento para queda de cabelo só pode ser indicado por um dermatologista. Portanto, entre em contato com a Dra. Maria Cláudia Luce e veja como minimizar a queda de cabelo e ter de volta a saúde dos fios.
Fontes:
Clínica de dermatologia – Dra. Maria Cláudia Luce;
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);
Sociedade Brasileira do Cabelo.