Fale conosco pelo WhatsApp

Calvície Feminina: Causas e Tratamentos

Calvície Feminina: Causas e Tratamentos

Mulheres também podem sofrer com o problema, que tem causas multifatoriais e tipos diferentes

A calvície é um problema mais comum nos homens porque está associada à presença de hormônios sexuais masculinos. No entanto, as mulheres também podem sofrer com a queda acentuada de cabelo e ter sua autoestima seriamente prejudicada.

A calvície feminina é caracterizada pelo afinamento difuso dos fios e concentra-se mais na região central do couro cabeludo. Há perda de volume dos cabelos e afinamento dos fios, deixando o couro cabeludo visível, uma condição também chamada de alopecia androgenética.

Trate com a Dra. Maria Claudia a calvice feminina!

Agende uma consulta

Quando a calvície feminina começa?

A calvície feminina pode começar ainda na adolescência com uma queda mais lenta e gradual dos fios, mas geralmente o problema fica mais aparente por volta dos 40 ou 50 anos. A redução na produção de hormônios pode agravar o quadro, mas os cabelos ficam mais finos e com menor volume também com o passar dos anos.

Por essa razão, o acompanhamento com o dermatologista e o diagnóstico precoce da calvície feminina podem evitar o agravamento do quadro com o tratamento adequado.

Principais causas de calvície feminina

As causas da calvície feminina envolvem fatores genéticos e hormonais, por isso algumas condições que interferem na produção de hormônios, como a menopausa e alterações no uso de pílulas anticoncepcionais, podem ser associadas ao quadro.

Sinais e sintomas da calvície feminina

Todos nós perdemos uma quantidade de fios por dia – estima-se que por volta de 20% dos fios estão em fase de queda – e isso é perfeitamente normal. Porém, ao notar que o volume de fios perdidos é mais acentuado na hora de tomar banho ou pentear os cabelos, é importante procurar auxílio médico especializado.

Além disso, preste atenção se notar os seguintes sinais e sintomas:

  • Perda de fios, principalmente na região central da cabeça;
  • Diminuição na espessura dos fios;
  • Perda de volume capilar;
  • Couro cabeludo mais visível;
  • Alargamento da risca que divide o cabelo.

Trate com a Dra. Maria Claudia a calvice feminina!

Agende uma consulta

O afinamento dos fios e a queda de cabelos podem ocorrer simultaneamente?

O afinamento dos fios e a queda de cabelo são dois dos principais sintomas da calvície feminina, portanto pode acontecer as duas situações simultaneamente.

Principais tipos de alopecia

Além da alopecia androgenética (calvície feminina), a alopecia pode se manifestar de diferentes formas, sendo que os principais tipos são:

Alopecia areata

Doença inflamatória autoimune que atinge os folículos capilares e provoca queda de cabelo em uma ou mais áreas específicas do couro cabeludo.

Eflúvio telógeno

Aumento da queda diária de fios e pode ser classificado como agudo ou crônico. Esse tipo de alopecia pode ser notado no bolo de cabelos que caem no chuveiro ou ficam na escova ao se pentear.

Alopecia de tração

O tracionamento intenso dos fios para fazer penteados muito apertados, como rabo de cavalo, coques e tranças, pode prejudicar o cabelo quando feito de maneira excessiva. As falhas na alopecia por tração são mais comuns na região das têmporas.

Alopecia senil

Queda de cabelo relacionada ao envelhecimento, no qual os fios tornam-se mais ralos, principalmente depois dos 50 anos.

Dicas para evitar a queda de cabelo

Apesar de a calvície ter causas genéticas e hormonais, alguns hábitos podem agravar ainda mais o quadro. Nesse sentido, alguns cuidados preventivos são importantes, como:

  • Utilizar moderadamente aparelhos de secador e chapinha;
  • Evitar o uso de produtos químicos agressivos que podem danificar os fios;
  • Lavar o cabelo com água morna ou fria;
  • Tratar a caspa, caso tenha essa condição;
  • Manter uma alimentação equilibrada com a correta oferta de nutrientes para o organismo.

Trate com a Dra. Maria Claudia a calvice feminina!

Agende uma consulta

Principais tratamentos para calvície feminina

A boa notícia é que existem tratamentos que ajudam a solucionar o problema da queda de cabelo nas mulheres. Após uma avaliação individual do caso, o dermatologista pode indicar medicamentos de uso oral ou tópico que estimulam o crescimento dos fios e interrompem o processo de queda.

A mesoterapia capilar é um dos principais tratamentos para calvície feminina e consiste na aplicação de substâncias por meio de uma agulha fina diretamente no couro cabeludo. Essas substâncias são uma mistura de vitaminas, medicamentos e aminoácidos que promovem o crescimento de fios saudáveis e melhoram a circulação sanguínea na região.

Outras opções de tratamento são o MMP (microinfusão de medicamentos na pele) e o transplante capilar.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)