Fale conosco pelo WhatsApp

Riscos das receitas caseiras para pele

Riscos das receitas caseiras para pele

O uso de ingredientes encontrados em casa pode trazer danos à pele muitas vezes difíceis de serem tratados

Em busca de uma pele mais bonita, iluminada, sem manchas ou alterações, muitas pessoas procuram, principalmente na internet, dicas de receitas caseiras. Porém, existem muitos riscos no uso de receitas caseiras para pele, além de muitas delas não trazerem nenhum benefício.

Para saber quais os principais riscos das receitas caseiras para pele, continue lendo o texto abaixo.

Agende uma consulta para avaliação completa da sua pele.

Agende uma consulta

As receitas caseiras para pele funcionam?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as receitas caseiras para pele são perigosas não apenas por não trazerem resultados, mas também porque podem piorar o quadro que se pretende tratar.

Um exemplo são as fórmulas de esfoliantes que levam açúcar e que podem promover uma esfoliação, no entanto, movimentos vigorosos, grânulos grandes ou intervalos inadequados entre as esfoliações podem machucar a pele e causar infecções e manchas.

Quais os ingredientes comuns em receitas caseiras para pele?

Muitos dos ingredientes indicados para receitas caseiras para pele incluem produtos utilizados na cozinha, como:

  • Limão;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre de maçã;
  • Açúcar;
  • Amido de milho;
  • Aveia;
  • Pó de café;
  • Pasta de dente.

Consulte um profissional especializado para cuidar da sua pele.

Agende uma consulta

Quais os riscos das receitas caseiras para pele?

O uso de receitas caseiras para pele pode trazer riscos graves, além de não ter nenhum benefício comprovado. Cada indivíduo tem um tipo de pele e uma necessidade específica que só um profissional pode avaliar. Os principais riscos que esses ingredientes podem trazer são:

Irritação

A irritação é um dos principais riscos das receitas caseiras para pele, principalmente em pessoas que têm peles mais sensíveis. Além disso, limpeza de pele feita em casa, sem os cuidados necessários, pode causar vermelhidão, aumento da oleosidade ou secura excessiva, piora de rosácea, manchas, entre outros riscos.

Queimaduras químicas

O uso de ingredientes ácidos, como o limão, especialmente em grandes quantidades, pode levar a queimaduras químicas graves quando em contato com o sol, deixando manchas e marcas mais difíceis de serem tratadas.

Sensibilidade

Cada pessoa tem um tipo de pele, com suas próprias necessidades e sensibilidades. Receitas que levam ingredientes caseiros podem causar irritação e aumento da sensibilidade. Por exemplo, quem tem problemas como acne ou rosácea, pode ter o quadro agravado com o uso inadequado de ingredientes caseiros, que pode desequilibrar o pH da pele, levar a inflamações e piorar a condição da pele.

Reações alérgicas

O uso de receitas caseiras para pele pode aumentar o risco de reações alérgicas que se manifestam como erupções cutâneas, bolhas, coceira na pele e olhos e lábios inchados. Além disso, pessoas com alergia alimentar não devem aplicar sobre a pele ingredientes que contenham seu alérgeno alimentar, pois ele pode entrar no corpo através de pequenos cortes na pele.

Importância de tratamentos profissionais

Embora os ingredientes usados nas receitas caseiras para pele possam, em um primeiro momento, parecer inofensivos, vimos que eles trazem riscos muitas vezes graves.

Por isso, é importante sempre consultar um profissional especializado, uma vez que os produtos prescritos pelo dermatologista, sejam manipulados ou industrializados, são testados, têm pH e concentração controlados e estão de acordo com padrões de qualidade. Além disso, um especialista é quem pode indicar o produto específico para cada tipo de pele.

Também é importante, para quem deseja manter a saúde da pele, seguir uma rotina de cuidados diários básicos, como limpeza, tonificação e hidratação, mas com orientação médica e com produtos adequados e testados dermatologicamente para evitar riscos que podem piorar o problema.

Entre em contato e agende sua consulta com a Dra. Maria Claudia Luce

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro