Descubra quais são os principais tratamentos para remover queloides no nariz
O queloide no nariz é caracterizado quando o tecido responsável pela cicatrização apresenta um crescimento maior do que o habitual, fazendo com que a pele da região se torne elevada e endurecida.
Considerado uma alteração benigna, o queloide no nariz não traz nenhum risco à saúde do paciente, mas pode trazer grandes desconfortos, sejam físicos ou estéticos. O tratamento para a retirada do queloide é, em geral, medicamentoso, à base de pomadas dermatológicas.
No entanto, quando estes não surtem o efeito desejado, é possível que a médica recomende a laserterapia, uma injeção de corticoide ou até mesmo uma intervenção cirúrgica. Conheça, abaixo, os principais tratamentos para remover o queloide no nariz.
Índice
Sintomas do queloide no nariz
Os principais sintomas de queloide no nariz, além do inconveniente estético, podem comprometer a qualidade de vida do paciente, que pode apresentar:
- Coceira;
- Perda de sensibilidade nasal;
- Dores;
- Ardência;
- Queimação.
Essa condição é provocada pelo aumento da deposição de colágeno em uma ferida, que pode ter sido provocada por um corte acidental, por uma cirurgia – como a rinoplastia -, por cicatrizes de ferimentos de catapora ou mesmo após colocar um piercing na região nasal.
Tratamentos para remoção de queloide no nariz
Um dos principais tratamentos para queloide no nariz é feito à base da aplicação de pomadas dermatológicas. Com fácil manuseio, elas apresentam baixos efeitos colaterais e costumam reduzir o tamanho da cicatriz com apenas algumas semanas de uso.
As pomadas mais comumente recomendadas pela comunidade médica possuem, em sua composição, corticoide, para atenuarem a cicatriz e os sintomas de ardência e coceira.
Géis de silicone também podem ser recomendados, já que ajudam a produzir colagenases, que são enzimas capazes de reduzir colágeno nas cicatrizes.
Laserterapia e injeção de corticoide
Conforme já mencionado, a laserterapia pode ser uma solução mais agressiva para a remoção de queloide no nariz. Esse procedimento consiste na aplicação de laser diretamente na região, com resultados que visam diminuir o tamanho da cicatriz e estabelecer um clareamento da pele.
Em geral, é possível que a especialista realize esse tratamento em simultaneidade com algumas alternativas, como a injeção de corticoide. Esta, quando aplicada ao redor no queloide do nariz, também combate a quantidade de colágeno na região e ajuda a diminuir a cicatriz.
Sua aplicação deve respeitar um intervalo que pode variar de duas a quatro semanas. No entanto, é válido salientar que a quantidade de sessões vai depender do tamanho da cicatriz a ser eliminada.
Cirurgia
Existe ainda um último tratamento, mais invasivo, para a remoção do queloide do nariz: a intervenção cirúrgica. Esse procedimento costuma ser recomendado para pacientes que apresentam queloides em que os outros tratamentos não obtiveram sucesso. Aqui, a médica pode deixar pontos dentro ou fora da pele, e infiltrar corticoide no momento da cirurgia para tentar evitar que se formem novos queloides na região.
Também é comum que a especialista indique a aplicação de pomadas e sessões de radioterapia depois da realização da cirurgia, como forma de evitar um novo crescimento de queloide.
Conforme já citado, o queloide no nariz pode surgir depois da colocação de um piercing. Ao observar sinais de inflamação na região, como pus, inchaço e vermelhidão, é necessário remover o apetrecho e buscar auxílio médico, de modo a evitar o possível surgimento de um queloide.
Ainda tem dúvidas sobre como retirar queloide? Entre em contato conosco!
Fontes: