Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os tratamentos para o melasma?

Quais os tratamentos para o melasma?
23/02/2023

Cerca de 90% dos casos de melasma são em mulheres. Conheça os tratamentos disponíveis para clarear as manchas causadas por essa condição.

O melasma é uma condição que causa manchas escuras na pele, de cor marrom ou castanha, principalmente na região do rosto (bochechas, testa, buço e nariz), por ser mais exposto ao sol. O melasma é provocado por uma disfunção dos melanócitos, as células responsáveis pela produção da melanina, e é mais comum em mulheres com pele morena de tons mais escuros, justamente pela maior produção de melanina.

O que pode causar o melasma?

Não se sabe ainda a causa exata desse distúrbio de pigmentação, mas a exposição excessiva à radiação solar ultravioleta está associada ao aparecimento das manchas escuras. Além disso, outras possíveis causas do melasma são:

  • Mudanças hormonais em decorrência da gravidez;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Fatores genéticos;
  • Deficiência de nutrientes.

O dermatologista é o profissional mais indicado para orientar sobre os tratamentos para o melasma após fazer uma avaliação das manchas, do nível de exposição solar do paciente e seu histórico familiar.

Opções de tratamento para o melasma

Antes de abordar quais são os tratamentos para o melasma, saiba que a condição pode ser classificada em três tipos:

  • Epidérmico: o depósito de melanina ocorre na epiderme, a camada mais superficial da pele;
  • Dérmico: melasma que acomete a derme, camada intermediária da pele;
  • Misto: quando o melasma atinge tanto a derme como a epiderme.

Os tratamentos podem variar de acordo com os tipos de melasma e características das manchas, com o objetivo de clareá-las e melhorar o aspecto da pele. Veja a seguir as principais opções de tratamentos para o melasma.

Fotoproteção

O uso contínuo de protetor solar com FPS mais alto é uma das principais recomendações de tratamento para o melasma, mesmo em dias nublados e em ambientes fechados. O produto funciona também como uma forma de prevenção contra novas manchas, já que o melasma é uma condição crônica.

Cremes clareadores

Em manchas mais superficiais e de coloração parecida com o tom da pele, os cremes clareadores são uma opção bastante eficiente de tratamento para o melasma. São utilizadas substâncias clareadoras inibidoras de tirosinase, uma enzima envolvida no processo de melanogênese. Os mais conhecidos são: ácido kójico, ácido retinóico, ácido azeláico e hidroquinona.

Peeling

O peeling é um processo de esfoliação que remove uma camada da pele para promover a renovação celular. Esse tratamento para o melasma melhora a aparência das manchas e pode ser mais superficial ou mais profundo, dependendo do tipo de melasma.

Os métodos de peeling mais conhecidos são o físico (feito com lixas, cremes abrasivos ou aparelhos de microdermoabrasão por fluxo de cristais) ou o peeling químico (feito com substâncias ácidas de concentrações mais fortes). O dermatologista analisa caso a caso para decidir qual o tratamento para o melasma mais indicado.

Microagulhamento

É uma técnica que perfura a pele com microagulhas com o objetivo de estimular a produção de colágeno, elastina e uma melhor circulação de sangue na região do rosto, para diminuir as manchas causadas por melasma.

Laser

Para melasmas do tipo dérmico, o tratamento com laser é uma das abordagens mais utilizadas quando os outros métodos tradicionais não fazem o efeito esperado para o clareamento das manchas. Esse tratamento para o melasma deve ser conduzido por um médico dermatologista para que o quadro de manchas na pele não piore.

Luz intensa pulsada

Também utilizado em casos de melasmas mais profundos, o método atua no clareamento de manchas e em uma melhor oxigenação sanguínea da pele. O uso da luz intensa pulsada penetra em várias camadas da pele e ainda estimula a produção de colágeno e elastina.

Qual profissional procurar?

Como pudemos ver, o melasma é uma condição na qual as causas ainda não são bem conhecidas pela ciência. Por essa razão, é fundamental procurar um dermatologista ao notar a presença de manchas mais escuras no rosto ou em outras regiões do corpo. O profissional tem conhecimento especializado para realizar o diagnóstico do tipo de melasma para determinar o tratamento mais adequado para o caso.

A Dra. Maria Cláudia é médica dermatologista especialista em medicina estética e promove um tratamento que alia a elevação da autoestima e do bem-estar dos seus pacientes. Entre em contato e saiba tudo sobre essa e demais doenças dermatológicas.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dra. Maria Cláudia Luce