Fale conosco pelo WhatsApp

Quando o microagulhamento é indicado?

Quando o microagulhamento é indicado?
17/08/2023

Conheça os benefícios desta técnica para melhorar o aspecto da pele

Através de pequenas puncturas cutâneas, o microagulhamento é capaz de estimular a formação de colágeno e elastina, provocando a renovação celular e o rejuvenescimento da pele. Para saber quando o microagulhamento é indicado, o dermatologista avalia as necessidades de cada paciente.

A técnica pode utilizar o rolamento de microagulhas diretamente na pele ou ser feita de modo automatizado, por meio de equipamentos que conseguem regular a profundidade das agulhas em cada aplicação. As micro lesões provocadas pelo microagulhamento estimulam a formação de colágeno, além de aumentar a vasodilatação da pele para facilitar a absorção de medicamentos posteriormente aplicados.

Para garantir a qualidade e segurança de quando o microagulhamento é indicado, todo material utilizado deve ter registro e autorização da Anvisa, além de ser fundamental que as agulhas sejam novas e estéreis a cada sessão de aplicação.

Quero realizar um tratamento de microagulhamento!

Quando é necessário o microagulhamento?

O microagulhamento é um procedimento estético para tratar problemas de pele, como a presença de acnes, cicatrizes e estrias, além de combater os sinais do envelhecimento, tais como rugas e flacidez na pele. Algumas indicações do microagulhamento são:

Eliminar as cicatrizes causadas pela acne

Através da técnica de perfuração da pele, toda a estrutura da região das cicatrizes pode se reorganizar, fazendo com que a pele se renove e suavize as marcas causadas pela infecção da acne, sendo uma das principais indicações do microagulhamento.

Diminuir poros da face

Toda a estrutura da pele pode ser impactada quando o microagulhamento é indicado, por isso, as fibras internas são reorganizadas e o aspecto de poros abertos é minimizado, trazendo mais viço e brilho ao rosto.

Clarear manchas na pele

Através das perfurações que o microagulhamento faz na pele, a pigmentação de manchas pode ser minimizada. Além disso, o procedimento também pode ser associado a outras técnicas para o tratamento de manchas mais intensas, como no caso do tratamento para melasma.

Diminuir linhas de expressão

Quem deseja reduzir a aparência envelhecida da pele, pode se beneficiar do estímulo à produção de colágeno provocado pela técnica do microagulhamento. Isso porque quando o microagulhamento é indicado é possível diminuir linhas de expressão, melhorar a flacidez facial e a textura da pele.

Quero realizar um tratamento de microagulhamento!

Vantagens do microagulhamento

As indicações do microagulhamento são frequentes por conta das vantagens que esta técnica apresenta. Na técnica minimamente invasiva, o creme anestésico é utilizado para maior conforto do paciente e apresenta resultados após três ou quatro sessões. Já na técnica cirúrgica, realizada com o paciente anestesiado, os resultados são mais imediatos e visíveis logo após a primeira aplicação.

Quando o microagulhamento é indicado, o paciente tem como objetivo melhorar a produção de colágeno e o aspecto da pele, por isso, as principais vantagens são:

  • Minimiza rugas e linhas de expressão;
  • Ameniza o aspecto de manchas;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Pode ser aplicada em todos os tipos de pele e diversas áreas do corpo;
  • Técnica minimamente invasiva.

Qual profissional realiza o microagulhamento?

A técnica de microagulhamento pode ser feita de formas distintas pelos profissionais, isso porque cada um deles têm autorização do conselho de classe profissional a utilizar um tamanho de agulha diferente. Esteticistas estão autorizados a usar até meio milímetro, biomédicos e fisioterapeutas podem chegar a um milímetro e apenas os médicos podem usar até três ou mais milímetros.

O dermatologista é o profissional mais capacitado para identificar o problema dermatológico, realizar o diagnóstico assertivo e indicar o melhor tratamento. Além disso, esse especialista é capacitado para lidar com eventuais problemas que possam surgir ao longo do procedimento e indicar corretamente medicamentos e cosméticos para o tratamento.

A Dra. Maria Claudia é médica dermatologista especialista em dermatologia estética, uma profissional amplamente habilitada a realizar procedimentos que melhoram a saúde e bem-estar do paciente como o microagulhamento.

Entre em contato para saber mais sobre esse e demais assuntos com a Dra. Maria Claudia.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia.