Fale conosco pelo WhatsApp

Saiba quais tipos de tatuagem podem ser removidas

Saiba quais tipos de tatuagem podem ser removidas
06/05/2022

Conheça os mitos e verdades acerca do tratamento a laser para remoção de tatuagem

Não há nada de errado em querer se livrar de uma tatuagem. Embora seja necessário realizar a arte no próprio corpo com responsabilidade, é comum que alguns tipos de tatuagem deixem de fazer sentido em algum momento da vida, tais como nomes de ex-namorados, datas que não remetem mais a bons momentos ou desenhos que não trazem mais o simbolismo de outrora.

A remoção da tatuagem é um dos procedimentos mais frequentemente buscados por pacientes em clínicas estéticas. São vários os tipos de tatuagem que chegam até um consultório para deixar de existir. E é preciso uma avaliação técnica sobre as cores, o tamanho, a qualidade da tinta, o tempo de existência do desenho, entre outros.

Como é feita a remoção da tatuagem?

São muitos os tipos de tatuagem que o procedimento a laser já é capaz de remover, através de um clareamento da pele. Através da aplicação de luz em nanosegundos, com o manuseio de equipamentos específicos, é possível que essa irradiação consiga atingir somente os pigmentos de tinta, preservando a pele.

O laser utilizado por médicos trabalha com um contraste entre a cútis e a tinta, provocando uma espécie de explosão no desenho, que é clareado a cada sessão, até que a pigmentação desapareça. As sessões duram, em média, 30 minutos, e a duração do tratamento pode variar de acordo com a complexidade da tatuagem.

Quais tipos de tatuagem podem ser removidos?

A tecnologia existente hoje já permite que praticamente todos os tipos de tatuagem sejam removidos, mas é evidente que alguns casos podem ser mais complexos do que outros.

Quanto mais clara for a tinta, como a amarela, mais difícil será o procedimento de remoção. Isso se dá pelo fato de o laser agir identificando a cor da pigmentação através do contraste com o tom da pele. Os tipos de tatuagem a serem eliminados também variam de acordo com possíveis mesclas de cores utilizadas pelo tatuador.

Existem alguns mitos sobre o tema, que afirmam que os tipos de tatuagem mais recentes são mais fáceis de serem removidos do que desenhos antigos. Já com relação ao mito da dor, é fato que alguns pacientes apresentam maior sensibilidade do que outros. É possível que a médica utilize cremes anestésicos na região a ser tratada, e o desconforto é perfeitamente suportável.

Mitos sobre a remoção de tatuagem

Existem alguns mitos que cercam esse procedimento, principalmente relativos aos tipos de tatuagem que, supostamente, não podem ser removidos. Hoje é sabido que:

  • É possível remover tatuagens no verão, desde que o paciente evite exposição à luz solar nos primeiros dias;
  • É possível remover tatuagens em peles negras, mas estas necessitarão de um maior número de sessões, em razão do baixo contraste de pigmento da tinta com a pele;
  • É possível remover todos os tipos de tatuagem, das pequenas às maiores.

É possível que pacientes com maior sensibilidade cutânea necessitem ingerir alguns remédios prescritos pela médica – ou realizar a aplicação de cremes ou pomadas. Isso se dá para evitar o ressecamento da pele e a má cicatrização.

Dicas para a remoção de tatuagem

Dentre as principais dicas para a remoção de tatuagem a laser, estão evitar a exposição ao sol nos sete primeiros dias após o tratamento. Embora seja perfeitamente possível realizar o tratamento no verão, a baixa incidência solar no inverno favorece uma cicatrização mais rápida, o que leva muitos pacientes a buscarem pelo procedimento nesta época do ano.

Nunca se esqueça que, independentemente dos tipos de tatuagem a serem removidos – seja amadora, acidental ou profissional –, é extremamente importante recorrer a um profissional capacitado e habilitado, que faça uso de aparelhos de excelência, como o Laser Acroma – Ethera mx.

Ainda tem dúvidas dos tipos de tatuagem que podem ser removidos? Entre em contato conosco!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Dra. Maria Claudia Luce