Fale conosco pelo WhatsApp

Como fica a pele depois de remover tatuagem?

Dermatologista utiliza laser nas costas da paciente para remover tatuagem de rosa
14 fev, 2022

Cuidar da recuperação do tecido facilita a eliminação de um desenho

Uma vez tomada a decisão de eliminar uma pintura no corpo, entenda como funciona o processo e o que esperar dele para se preparar da melhor maneira para as sessões.

Modos de eliminar o desenho

É comum estar ansioso para descobrir como fica a pele depois de remover tatuagem. Para evitar riscos, o procedimento deve ser realizado por um especialista em laserterapia.

Apenas um profissional capacitado pode avaliar qual recurso utilizar de acordo com a tinta do desenho, seu tamanho, técnica empregada e tempo.

Dependendo das expectativas do cliente com relação a como fica a pele depois de remover tatuagem, o médico pode sugerir cirurgia plástica, dermoabrasão (raspagem da pele) ou procedimentos com lasers.

No caso de desenhos pequenos, pode-se remover toda a pele com uma intervenção cirúrgica e aplicação de anestesia local. As luzes dos lasers costumam ter um ótimo resultado para eliminar qualquer tamanho ou cor.

O procedimento não é recomendado para grávidas e lactantes ou em pessoas com problemas de cicatrização. Qualquer técnica escolhida vai depender do processo de recuperação do tecido para apagar as imagens.

Se o desenho for muito grande, indica-se clarear com laser para então cobri-lo com outra tatuagem ou reformá-lo.  Em peles escuras, o excesso de melanina exige um processo mais lento.

As sessões são rápidas, durando em média de 20 a 30 minutos. Como o cliente pode sentir dor, costuma-se aplicar um creme anestésico para minimizar a dor.

O intervalo entre as sessões deve ser de 45 dias, aproximadamente. Como a pele fica vermelha depois de remover tatuagem, esse período é requisitado para a completa recuperação do tecido.

Como fica a pele depois de remover tatuagem

Apenas um especialista consegue prever como fica a pele depois de remover tatuagem e quantas sessões serão necessárias a partir de uma avaliação individual do cliente.

Algumas cores com tonalidades azuladas, amareladas e brancas são mais difíceis de sair, por isso opta-se por um tipo de laser com ondas e frequências mais abrangentes, capaz de quebrar esses pigmentos em partículas menores a serem eliminadas pelo sistema imunológico do corpo.

Desenho com técnicas de camuflagem, em que a cor bege foi colocada sobre o desenho para escondê-lo ou clareá-lo, apresenta dificuldade para ser excluído.

O ideal é iniciar o processo de remoção após a cicatrização completa da derme, portanto a laserterapia não é indicada para tatuagens recentes.

Dicas para uma cicatrização sem marcas

Zelar pela completa cicatrização do tecido é pressuposto para determinar como fica a pele depois de remover tatuagem. Então, ter algumas cautelas vai ajudar bastante:

  • Ingerir bastante líquido para evitar inchaços, manter a pele hidratada e ajudar o funcionamento do metabolismo;
  • Consumir alimentos ricos em vitamina E;
  • Usar gelo como anestésico;
  • Passar a pomada cicatrizante três vezes ao dia;
  • Repousar após o procedimento para evitar complicações;
  • Limpar adequadamente o curativo;
  • Secar delicadamente a região;
  • Não arrancar as crostas;
  • Não estourar as bolhas;
  • Evitar a exposição solar.

Tenha atitudes a fim de assegurar que a pele se recupere completamente do procedimento sofrido. Isso significa deixá-la livre de sujeira ou impactos.

No dia posterior ao laser para remoção de tatuagem, evite fazer exercícios para que a derme não sofra impactos nem dobre ou estique a área tratada. Mantenha infecções e inflamações longe ao trocar o curativo, limpando bem a ferida.

Não interrompa o processo de cicatrização, arrancando casquinhas ou bolhas. Lembre-se de que machucar uma lesão pode favorecer o aparecimento de marcas irreversíveis.

Jamais se exponha ao sol sem proteção contra raios ultravioletas. Essa ação, além de prejudicar a recuperação da derme, pode desencadear um câncer de pele, já que haveria queimadura de um tecido lesionado.

Se você quer saber mais sobre como fica a pele depois da remoção de tatuagem e quais os procedimentos indicados, agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);

Associação Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.

 

Dra. Maria Claudia Luce

Formada em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e com residência em dermatologia no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a dermatologista Dra. Maria Claudia Luce é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia-proprietária da Clínica Sense.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue:
11 2306-1192

Horário de funcionamento: 09h às 20h

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Leia também

Quais são os tipos de laser para remover tatuagem?

07 fev, 2022

Com a utilização de tecnologia estética, é...

LEIA MAIS

Tratamentos para remover tatuagem

19 out, 2021

O laser hoje é o método mais seguro e eficaz...

LEIA MAIS

Cuidados antes e depois da remoção de tatuagem

19 ago, 2021

Expectativas da remoção da tatuagem antes e...

LEIA MAIS