Tatuagem é considerada uma escolha para a vida. Porém, pode estar sujeita a arrependimentos. A remoção de tatuagens novas e coloridas é possível?
Através da ação de agulhas para fazer a tatuagem, a tinta é colocada na camada da pele em que estão vasos sanguíneos, provocando um processo inflamatório. O que sobra da inflamação local, na derme, é a tinta que define a tatuagem.
As tatuagens já foram consideradas permanentes. No entanto, há quem possa mudar de ideia e existem algumas opções para retirá-las, incluindo remoção de tatuagens novas e coloridas. Não é um processo simples, seja pela decisão ou pelo procedimento em si. Ainda que haja a possibilidade de tentar eliminar uma tatuagem, deve ser uma opção pensada com cautela.
Índice
Tatuagens novas e coloridas podem ser removidas?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) considera as seguintes metodologias de remoção de tatuagens novas e coloridas:
- Lixamento;
- Retirada cirúrgica;
- Laser.
Os dois primeiros têm maior risco de deixar cicatrizes. Logo, o laser é o método mais utilizado hoje em dia na remoção de tatuagens. Seguindo um princípio seletivo deste método, o laser deve ser absorvido pelo pigmento da tatuagem após passar por camadas superiores da pele.
Apesar de sabido que pigmentos mais escuros (como o azul e o preto) são retirados com maior facilidade, é possível fazer a remoção de tatuagens novas e coloridas. Nestes casos, em cada grupo de cores é utilizado um tipo de laser diferente. Além disso, geralmente as tatuagens amadoras também são de mais fácil remoção.
Seja qual for o método utilizado, deve ter o acompanhamento de um médico dermatologista.
Tatuagens novas coloridas demandam mais sessões de remoção?
A remoção de tatuagens pode ser um pouco mais difícil.
Tatuagens novas
Apesar de não ser o fator predominante na facilidade de remoção de tatuagens, considera-se que as tatuagens mais antigas são mais fáceis de lidar, porque, com o decorrer do tempo, o pigmento vai perdendo a concentração na pele.
Tatuagens coloridas
Considera-se que uma única aplicação de laser não é o suficiente na remoção de tatuagens novas e coloridas. Isso porque para cada cor vai ser necessário utilizar um tipo de laser. Conforme o andamento das sessões, o médico dermatologista procede avaliando a evolução do tratamento caso a caso.
Quais os cuidados com a pele após a remoção
É importante tomar alguns cuidados durante e após a remoção de tatuagens novas e coloridas. Enquanto estiver ocorrendo remoção e após o tratamento, orienta-se:
- Não parar as consultas antes de liberado pelo médico dermatologista (ainda que aparentemente o aspecto esteja bom);
- Seguir as orientações médicas em casa;
- Evitar a exposição ao sol nos 30 dias que antecedem e 30 dias após a aplicação do laser;
- Respeitar a cicatrização da pele;
- Observar, relatando ao médico dermatologista responsável, o surgimento de coceira, inchaço, vermelhidão, sensibilidade ou qualquer outra reação;
- Entre sessões, manter a área tratada protegida e coberta.
Qual profissional realiza a remoção de tatuagens novas e coloridas?
O profissional indicado para a remoção de tatuagens novas e coloridas é o médico dermatologista. Na consulta, será realizada uma série de perguntas e avaliações para a correta escolha de tratamento e durante todo o processo o paciente terá o acompanhamento adequado.
Produtos tópicos e formas alternativas caseiras devem ser evitadas, pois podem ser extremamente dolorosos e têm riscos à saúde – como a ocorrência de infecções.
Dra. Maria Cláudia Luce
A Dra. Maria Cláudia Luce é uma profissional indicada para a remoção de tatuagens novas e coloridas e outros tratamentos de pele. Formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pós-graduada em Saúde da Família na mesma instituição, tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Residência Médica em Dermatologia (Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo -HSPE). Atualmente, é pós-graduanda em Dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC (FmABC).
Remoção de tatuagens com a Dra. Maria Cláudia Luce
Durante a remoção de tatuagens novas e coloridas, o laser deve agir no local em que está a tinta. No entanto, para que o procedimento seja menos doloroso, é utilizado um vapor resfriador imediatamente antes, durante e após o uso do laser. Em casos de pacientes mais sensíveis, pode ser associado o uso de pomada anestésica. Com o uso deste método, o pigmento é fragmentado e removido pelo próprio organismo no decorrer das sessões, retirando o desenho da tatuagem.
Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com a Dra. Maria Cláudia Luce.
Conheça a Dermatologista Dra. Maria Claudia e saiba mais sobre pintas no rosto e demais assuntos, entre em contato agora mesmo e agende uma consulta conosco.
Agende agora mesmo sua consulta!
Fontes:
American Academy of Dermatology (AAD)
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica