Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os tipos de laser para remover tatuagem?

Dermatologista utiliza laser para remover tatuagem
07 fev, 2022

Com a utilização de tecnologia estética, é possível reverter uma imagem da derme sem prejudicar sua estrutura ou manchá-la

De acordo com as características da pele e do desenho, pode-se recorrer a vários tipos de laser para remover tatuagem. O especialista irá avaliar qual é o ideal para o cliente.

Assim como são oferecidas diversas formas de tatuar a pele, técnicas ou tipos de tinta, o mercado também oferta maneiras diferentes de apagar essas marcas.

Remoção

O modo utilizado para eliminar os traços vai depender de como o tecido recebeu a tinta. Esse é o principal ponto para decidir qual tipo de laser para remover tatuagem e quantas sessões serão necessárias.

Na avaliação médica, identifica-se o local do corpo com o desenho, tamanho, quantas cores foram utilizadas, a qualidade da tinta, há quanto tempo foi feito, entre outros dados.

Esses elementos são cruciais para definir qual laser usar, já que cada um oferece características particulares, sendo indicado para um determinado tipo de pele ou cor.

De acordo com a sensibilidade, o paciente pode sentir dor suportável, porém costuma-se utilizar cremes analgésicos para minimizar o desconforto.

Peles mais escuras necessitam de mais sessões para apagar a tatuagem. Isso ocorre porque o laser será trabalhado numa potência mais baixa para não agredir a derme.

Algumas pessoas têm dúvidas se há um tipo de laser para remover tatuagem capaz de eliminar a sobrancelha. Sim, por se tratar de um tipo de tatuagem, a micropigmentação pode ser extraída sem problemas.

Outras vezes, o cliente deseja apenas clarear seu desenho para redesenhar em cima, então pode recorrer ao processo de remoção até chegar ao resultado esperado.

Geralmente, a sessão não demanda muito tempo, sendo realizada em 30 minutos, precisando ser repetida após 45 dias, para dar tempo da pele se recuperar. Portanto, é uma técnica bastante rápida.

Tipos de laser para remover tatuagem

Os tipos de laser para remoção de tatuagem atuam por meio de feixes de luz com intensidades específicas para cada tipo de cor, exigindo um comprimento de onda diferente.

No tratamento, a luz atinge o pigmento da tatuagem, fragmentando-o em tamanho menor para que o corpo o absorva e elimine naturalmente pelo sistema imunológico.

Assim, algumas tintas são mais fáceis de serem eliminadas do que outras, como o preto e azul. Já as cores verde, amarelo e fluorescentes são mais difíceis.

A maneira como o desenho foi gravado na pele determina o modo de retirá-lo. As clínicas estéticas costumam contar com diversos tipos de laser para remover tatuagem:

  1. Laser Q-switched Ruby: o tamanho das ondas atua em pigmentos mais escuros, como preto e azul, não sendo capaz de remover cores claras;
  2. Laser Q-switched ND-Yag: sua tecnologia diferenciada dobra o alcance das suas ondas e a frequência, penetrando em camadas mais profundas, extraindo desde azul, cinza e preto a pigmentos claros, como amarelo, laranja e vermelho;
  3. Laser Q-switched Alexandrite: com resultados muito satisfatórios e rápidos em cores escuras.

Como cada um apresenta uma performance diferente, o tipo de laser para remover tatuagem será determinado de acordo com as cores usadas.

Ainda dentro dos tipos de laser para remover tatuagem, há aqueles passivos e ativos. O primeiro é mais barato, porém não apaga o desenho, apenas clareia seu contorno.

Já os lasers Q-switched são ativos, ou seja, capazes de quebrar os pigmentos em partículas menores para que o sistema imunológico os remova do corpo.

Durante o processo, a pele pode apresentar vermelhidão, ardor e bolhas, como efeitos colaterais, que são passageiros.

Cuidados

Apesar do tratamento de remoção de tatuagem ser seguro, ele exige alguns cuidados para obter um bom resultado na pele, e apenas um especialista pode oferecer esse tipo de serviço, portanto jamais aceite retirar um desenho em um lugar sem o registro adequado para uso do laser.

A fim de obter bons resultados e a recuperação completa do tecido, o paciente deve evitar a exposição solar na primeira semana e proteger a área tratada.

Se você deseja remover uma tatuagem com a qual não se identifica mais, procure um profissional especializado. Marque uma consulta para avaliação com a Dra. Maria Claudia.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);

Associação Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.

Dra. Maria Claudia Luce

Formada em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e com residência em dermatologia no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a dermatologista Dra. Maria Claudia Luce é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia-proprietária da Clínica Sense.

ATENDIMENTO PARTICULAR

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue:
11 2306-1192

Horário de funcionamento: 09h às 20h

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Leia também

Como fica a pele depois de remover tatuagem?

14 fev, 2022

Cuidar da recuperação do tecido facilita a...

LEIA MAIS

Tratamentos para remover tatuagem

19 out, 2021

O laser hoje é o método mais seguro e eficaz...

LEIA MAIS

Cuidados antes e depois da remoção de tatuagem

19 ago, 2021

Expectativas da remoção da tatuagem antes e...

LEIA MAIS