Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsAppEnvie uma mensagem

Tratamentos para remover tatuagem

Aparelho de laser em cima de tatuagem
19 out, 2021

O laser hoje é o método mais seguro e eficaz para remover tatuagem. Confira mais a seguir. 

No decorrer da vida, passamos por diferentes fases. Mudamos de gosto, de prioridades e até nosso corpo passa por processos de modificação. Vários acontecimentos importantes, sejam felizes ou tristes, ficam gravados em nossa memória. Ou em nossa pele, como as tatuagens.

Mas, como informado, vamos mudando ao longo do tempo e nem sempre aquela mensagem e/ou nome tatuado continuam fazendo sentido. Mas, como remover tatuagem?

Primeiros passos

Após a tomada de decisão definitiva de apagar a tatuagem, é preciso procurar a ajuda de um profissional da área médica. É indispensável fazer uma avaliação com um dermatologista para que esse profissional avalie o local da tatuagem, seu tamanho e cor. Tal medida será essencial para a escolha do melhor método para remover tatuagem sem transtorno à saúde do paciente.

Se você quer remover tatuagem feita há 1 ano ou menos, se é definitiva, mas não tem cores escuras, a boa notícia é que essa é uma tatuagem mais fácil de remover. Claro que, quando usamos o termo fácil, queremos dizer que é fácil para um especialista com o equipamento apropriado. Remover tatuagem com receitas caseiras encontradas na internet, como, por exemplo, com limão ou sal, pode resultar em irritação da pele ou até mesmo queimaduras. Logo, sempre procure um profissional de confiança.

Como remover tatuagem definitiva?

Se a sua tatuagem for definitiva, o dermatologista consultado precisará avaliar alguns fatores. Isto porque a cor da pele da pessoa, a pigmentação, o formato e o local da tatuagem precisam ser levados em consideração na hora de escolher o método de remoção. O risco de efeitos colaterais como alergia e infecção aumentam consideravelmente se esses fatores não forem levados em conta na hora de remover tatuagem.

Remoção de tatuagem com laser

Esse é o método mais comum de apagar a tatuagem, principalmente em casos de tatuagem definitiva. Neste método, um feixe de luz concentrado penetra na pele e destrói as camadas de tinta, removendo a tatuagem.

A partir da avaliação médica, a depender da cor da tatuagem, sua nitidez e quanto de tinta há nesta tatuagem, pode ser indicado diferentes tipos de laser para remoção de tatuagem. Se você tem uma tatuagem colorida, provavelmente será necessário o uso de vários tipos de laser, começando pela cor mais predominante, até escalas menores.

Quanto mais complexa, detalhada e colorida for a tatuagem, maior será o número de sessões para a remover. Sendo assim, este método pode causar irritação, lesões, bolhas e cicatrizes na pele, a depender de cada caso.

No entanto, remover tatuagem a laser continua sendo o método mais eficaz, sendo os efeitos colaterais reversíveis e tratáveis.

Conheça, portanto, os principais lasers para remover tatuagem:

  • Laser QS Alexandrite: remove tatuagens de cor roxa, verde, azul e preta;
  • Laser QS-NdYAG: para remover tatuagens vermelhas, laranja, preta, amarela e azul;
  • Laser QS Ruby: já esse laser é eficaz para remover tatuagem preta, verde, roxa e azul.

Outras técnicas para remover tatuagem

Se sua tatuagem não é definitiva, de variadas cores ou feita a menos de 1 ano, você pode tentar métodos que clareiam a tatuagem. São eles:

  • Dermoabrasão: remove camadas superficiais da pele;
  • Cirurgia: esse método só é recomendado quando a pessoa tem reação alérgica muito forte à tinta utilizada na tatuagem. Logo, para que seja removida o mais rápido possível, é realizada a intervenção cirúrgica. Contudo, esse procedimento deixa cicatrizes;

Usar um creme hidratante recomendado pelo dermatologista e não remover as bolhas e crostas formadas na pele após a aplicação do laser, é essencial para uma boa recuperação.

Ter autonomia sobre nosso corpo é muito importante para nossa saúde física e mental. Portanto, se você tem alguma tatuagem que já não faz mais sentido para você, procure um especialista para remover tatuagem!

Fonte:

Dermatologista Dra. Maria Claudia Luce.

Dra. Maria Claudia Luce

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pós-graduada em Medicina de Família pela mesma instituição, a dermatologista Dra. Maria Claudia Alves atua na dermatologia clínica, dermatologia cirúrgica e dermatologia estética.