Existem opções de tratamento da cicatriz hipertrófica para melhorar incômodos relacionados à dor e à aparência, saiba como corrigir uma cicatriz de aparência incômoda com o auxílio de um dermatologista.
A cicatriz é o resultado natural da criação de um novo tecido após algum trauma na pele. Porém, incidentes podem influenciar em uma cicatrização com tamanhos, formas e colorações irregulares.
A cicatriz hipertrófica é um dos tipos de crescimento anormal de tecido cicatricial. O aumento da cicatriz é limitado à área da lesão, diferente do queloide que ultrapassa o local lesionado. Entre suas características mais comum, podemos citar:
- Formação de um relevo sobre a pele por ser mais alta e larga;
- Coloração mais escura que a pele;
- Possível sensação de coceira ou dor.
Embora, em alguns casos, elas possam melhorar a aparência após cerca de um ano, existem opções para o tratamento da cicatriz hipertrófica que melhoram os resultados.
Quero marcar uma avalição com a Dra. Maria Claudia!
Índice
Quais os principais tratamentos para cicatriz hipertrófica?
O aparecimento de cicatrizes hipertróficas está associado à alta produção de colágeno e pode ser causada por hereditariedade. Essa condição cria uma textura diferente em comparação aos tecidos da região. As opções de cuidados da cicatriz são:
Fitas de silicone
Uma das formas de tratamento da cicatriz hipertrófica é a utilização de fitas de silicone para delimitar o crescimento anormal da cicatriz. Os componentes presentes no material da fita contribuem para a hidratação e para a diminuição da coceira da pele. É especialmente indicado o uso durante alguns meses, desde o início até o fim da cicatrização.
Pomadas
O uso de pomadas é outro tipo de tratamento da cicatriz hipertrófica, uma vez que barra o desenvolvimento desenfreado da cicatriz. Elas devem ser prescritas por um médico dermatologista. Além disso, alguns cuidados, como evitar a exposição solar, devem ser seguidos durante o uso.
Injeções com corticoides
As injeções com corticoides é um tratamento da cicatriz hipertrófica que costuma resultar positivamente no disfarce da marca. Essas aplicações também limitam a expansão da cicatriz ao controlar a ação do colágeno. O procedimento ajuda também no controle da coceira e de dores.
Quero marcar uma avalição com a Dra. Maria Claudia!
Como eliminar a cicatriz hipertrófica de uma vez?
A escolha do tratamento da cicatriz hipertrófica é feita pelo profissional após a avaliação individual. Em todo caso, cuidar da cicatrização desde o início evitará irregularidades no processo.
Em alguns casos, é indicada a remoção do tecido mal cicatrizado no procedimento conhecido como exérese. Como um novo corte é feito durante a cirurgia, é necessário seguir os cuidados para prevenir que ocorra novamente uma cicatrização anormal.
Como é a cirurgia para cicatriz hipertrófica?
Geralmente, a exérese é realizada com anestesia local. Após fazer incisões próximas à cicatriz, o médico cauteriza os vasos sanguíneos, sutura a derme e finaliza o procedimento cirúrgico.
O especialista acompanhará a recuperação da pele e instruirá sobre os cuidados diários. Porém, é importante saber que a cicatrização está ligada a questões hereditárias e hormonais de cada paciente.
Quero marcar uma avalição com a Dra. Maria Claudia!
Como fica o antes e depois do tratamento de cicatriz hipertrófica?
Antes do tratamento da cicatriz hipertrófica, ela se destaca na pele por ter uma coloração diferente, assim como altura e extensão fora do comum. Dependendo da situação, podem existir desconfortos locais.
Após o tratamento da cicatriz hipertrófica, ela fica discreta devido à diminuição e à padronização da cor. A aparência é semelhante à das cicatrizes comuns, chamadas de normotróficas.
Onde fazer o tratamento para cicatriz hipertrófica?
O dermatologista deve ser consultado para iniciar o tratamento da cicatriz hipertrófica o mais breve possível. Como existem diferentes tipos de cicatrizes, o especialista será capaz de identificá-la e tratá-la, resolvendo o incômodo físico e a aparência que compromete a autoestima.
Saiba mais sobre os tratamentos dermatológicos com a Dra. Maria Claudia.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
Sociedade Brasileira de Dermatologia.