O aparecimento das rugas está principalmente associado ao envelhecimento da pele que acontece gradativamente com o passar dos anos.
Sabe aquelas linhas e marcas de expressão que ao longo do tempo vão surgindo em nossa pele? Sim, essas são as famosas rugas. Elas são dobras que vão se desenvolvendo em nosso rosto através da força da musculatura e movimento dos músculos localizados na tela subcutânea da face e do pescoço.
Além disso, o resultado delas se dá também pela perda de colágeno e tonicidade, substâncias que sustentam a pele e que são fatores diretamente ligados ao envelhecimento.
Índice
Quais as causas do aparecimento das rugas
O aparecimento das rugas se dá, principalmente, pelo processo natural do envelhecimento da pele. Contudo, ela pode se potencializar devido a alguns maus hábitos levados ao longo da vida, como o tabagismo, má-alimentação, exposição excessiva ao sol sem a utilização de protetor solar e falta de hidratação.
Vale ressaltar que a hereditariedade também pode ser um aspecto determinante para o desenvolvimento dessas marcas e linhas de expressão.
Dessa forma, a intensidade das rugas pode surgir de diferentes formas nas pessoas. Por isso, o cuidado, prevenção e tratamento são fundamentais para evitar e prevenir o seu surgimento ao longo do tempo.
Quais são os tipos de rugas
As rugas podem ser classificadas de acordo com a sua natureza, e hoje existem três tipos de rugas:
- Dinâmica: conhecida como ruga de expressão, que tende a surgir em regiões que o indivíduo mais movimenta os músculos da face, como ao redor dos olhos, testa e lábios;
- Estática: visíveis quando o rosto está em repouso, são causadas pelo envelhecimento cutâneo, geralmente afetando as regiões dos lábios e pescoço, testa e olhos;
- Gravitacional: surgem devido à flacidez da pele, sendo que costumam surgir no indivíduo aos 60 e 70 anos, uma vez que nessa idade a pele começa a ficar mais fina e menos firme.
Principais formas de tratamentos para rugas
Hoje, tanto homens quanto mulheres estão em busca de tratamentos para rugas, a fim de atenuar essas marcas de expressão que surgem ao longo dos anos e o envelhecimento da pele. Todavia, para que isso seja possível, um profissional adequado precisa fazer uma avaliação profissional, de forma a encontrar o tratamento para rugas mais adequado para o paciente.
Vamos destacar cinco tratamentos para rugas que poderão ajudar na prevenção e até redução dessas marcas e linhas profundas. A seguir, conheça cada um deles:
Toxina Botulínica
A toxina botulínica, também conhecida como botox, está entre os tratamentos de rugas mais procurados pelos pacientes que visam reduzir e prevenir o surgimento dessas marcas. Esse procedimento normalmente é indicado para pessoas que possuem muitas rugas associadas à movimentação muscular da face (rugas dinâmicas).
A substância tem como principal objetivo paralisar temporariamente os músculos da região aplicada, fazendo com que eles parem de se contrair ou contraiam menos. Os pontos onde a toxina é aplicada são determinantes para obter um resultado mais natural e satisfatório.
Preenchimento facial
Bastante confundido com a toxina botulínica, o preenchimento facial tem como principal objetivo amenizar sulcos e rugas em regiões fixas, como aquelas onde surge o “bigode chinês”.
Esse tipo de tratamento para rugas é indicado para regiões da boca e também quando existe a perda de colágeno da pele. Isso porque ele é capaz de estimular a produção de colágeno e atrair moléculas de água, favorecendo a hidratação e firmeza da pele.
Bioestimuladores de Colágeno
Esse tipo de tratamento para rugas funciona com o uso de substâncias que têm como principal função estimular a produção natural e biológica de colágeno, quando vetadas em determinadas camadas da pele.
O procedimento não tem como objetivo fazer o preenchimento da região, mas sim a bioestimulação, de forma que, após a sua aplicação, a pele fique com um aspecto mais natural e rejuvenescido.
Essa ação da substância acontecerá após a estimulação dos fibroblastos, células que produzem as obras colágenas e ajudam nesse processo de redução das rugas.
Ultrassom Microfocado
O Ultrassom microfocado é um tipo de tratamento para rugas que utiliza uma fonte de calor capaz de estimular a pele a produzir novas fibras de colágeno, melhorando assim a qualidade e a elasticidade da pele.
Esse tratamento de rugas pode ser realizado ao redor dos olhos e da boca, testa, maçãs do rosto, queixo e papada, que são regiões onde geralmente a pele fica mais flácida, potencializando o surgimento das rugas e linhas de expressão.
O Ultrassom Microfocado é realizado sem a utilização de anestesia, e por um equipamento que emite ondas sonoras que passam pela pele e chegam até a camada de gordura, localizada entre a pele e o músculo. Isso faz com que aumente a temperatura da região, o que faz com que aumente a circulação sanguínea, oxigenação dos tecidos e estimulação da formação de fibras de colágeno.
Creme antirrugas
Esse tipo de tratamento para rugas tem como função melhora a textura e hidratação da pele para atenuar os efeitos do envelhecimento na pele. Entretanto, esses cremes não são capazes de sozinhos, eliminarem as rugas e marcas de expressão, mas atuam em conjunto com os procedimentos para prevenir o surgimento delas.
Formas de diminuir as rugas em casa
É possível também prevenir as rugas em casa, por meio de alguns cuidados e tratamentos de rugas simples, tais como:
- Manter uma rotina de cuidados da pele com produtos ideais para o seu tipo de pele;
- Beber no mínimo 2 litros de água por dia;
- Ter uma alimentação saudável e balanceada;
- Utilizar protetor solar diariamente de fator 30 FPS, no mínimo;
- Praticar exercícios físicos.
Além disso, é possível diminuir o aparecimento das rugas evitando os hábitos que prejudicam a pele como, exposição excessiva ao sol, retirando maquiagem antes de dormir, evitando tomar banhos muito quentes e utilizando antioxidantes, moléculas capazes de combater os radicais livres, componentes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Os antioxidantes podem ser encontrados de forma natural nos próprios alimentos, como aqueles ricos em vitamina C.
Qual profissional devo procurar?
As rugas não são consideradas uma doença, e o seu surgimento parte de um processo natural da pele, que é o envelhecimento. A procura por um profissional ocorre quando o paciente sente a necessidade e o desejo de atenuar e reduzir essas linhas e marcas de expressão.
Normalmente, quem deve ser procurado para encontrar o melhor tratamento para rugas é o dermatologista especialista, uma vez que ele poderá analisar, diagnosticar e encontrar o suporte mais adequado para o seu tipo de pele.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Dra. Maria Claudia.
Fonte: