Cuidar da recuperação do tecido facilita a eliminação de um desenho
Uma vez tomada a decisão de eliminar uma pintura no corpo, entenda como funciona o processo e o que esperar dele para se preparar da melhor maneira para as sessões.
Índice
Modos de eliminar o desenho
É comum estar ansioso para descobrir como fica a pele depois de remover tatuagem. Para evitar riscos, o procedimento deve ser realizado por um especialista em laserterapia.
Apenas um profissional capacitado pode avaliar qual recurso utilizar de acordo com a tinta do desenho, seu tamanho, técnica empregada e tempo.
Dependendo das expectativas do cliente com relação a como fica a pele depois de remover tatuagem, o médico pode sugerir cirurgia plástica, dermoabrasão (raspagem da pele) ou procedimentos com lasers.
No caso de desenhos pequenos, pode-se remover toda a pele com uma intervenção cirúrgica e aplicação de anestesia local. As luzes dos lasers costumam ter um ótimo resultado para eliminar qualquer tamanho ou cor.
O procedimento não é recomendado para grávidas e lactantes ou em pessoas com problemas de cicatrização. Qualquer técnica escolhida vai depender do processo de recuperação do tecido para apagar as imagens.
Se o desenho for muito grande, indica-se clarear com laser para então cobri-lo com outra tatuagem ou reformá-lo. Em peles escuras, o excesso de melanina exige um processo mais lento.
As sessões são rápidas, durando em média de 20 a 30 minutos. Como o cliente pode sentir dor, costuma-se aplicar um creme anestésico para minimizar a dor.
O intervalo entre as sessões deve ser de 45 dias, aproximadamente. Como a pele fica vermelha depois de remover tatuagem, esse período é requisitado para a completa recuperação do tecido.
Como fica a pele depois de remover tatuagem
Apenas um especialista consegue prever como fica a pele depois de remover tatuagem e quantas sessões serão necessárias a partir de uma avaliação individual do cliente.
Algumas cores com tonalidades azuladas, amareladas e brancas são mais difíceis de sair, por isso opta-se por um tipo de laser com ondas e frequências mais abrangentes, capaz de quebrar esses pigmentos em partículas menores a serem eliminadas pelo sistema imunológico do corpo.
Desenho com técnicas de camuflagem, em que a cor bege foi colocada sobre o desenho para escondê-lo ou clareá-lo, apresenta dificuldade para ser excluído.
O ideal é iniciar o processo de remoção após a cicatrização completa da derme, portanto a laserterapia não é indicada para tatuagens recentes.
Dicas para uma cicatrização sem marcas
Zelar pela completa cicatrização do tecido é pressuposto para determinar como fica a pele depois de remover tatuagem. Então, ter algumas cautelas vai ajudar bastante:
- Ingerir bastante líquido para evitar inchaços, manter a pele hidratada e ajudar o funcionamento do metabolismo;
- Consumir alimentos ricos em vitamina E;
- Usar gelo como anestésico;
- Passar a pomada cicatrizante três vezes ao dia;
- Repousar após o procedimento para evitar complicações;
- Limpar adequadamente o curativo;
- Secar delicadamente a região;
- Não arrancar as crostas;
- Não estourar as bolhas;
- Evitar a exposição solar.
Tenha atitudes a fim de assegurar que a pele se recupere completamente do procedimento sofrido. Isso significa deixá-la livre de sujeira ou impactos.
No dia posterior ao laser para remoção de tatuagem, evite fazer exercícios para que a derme não sofra impactos nem dobre ou estique a área tratada. Mantenha infecções e inflamações longe ao trocar o curativo, limpando bem a ferida.
Não interrompa o processo de cicatrização, arrancando casquinhas ou bolhas. Lembre-se de que machucar uma lesão pode favorecer o aparecimento de marcas irreversíveis.
Jamais se exponha ao sol sem proteção contra raios ultravioletas. Essa ação, além de prejudicar a recuperação da derme, pode desencadear um câncer de pele, já que haveria queimadura de um tecido lesionado.
Se você quer saber mais sobre como fica a pele depois da remoção de tatuagem e quais os procedimentos indicados, agende uma consulta com a Dra. Maria Claudia.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);
Associação Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.