As manchas vermelhas na pele podem surgir por diversos motivos, sendo essencial passar por uma avaliação dermatológica para receber um diagnóstico adequado
Região extremamente sensível, a região da pele requer bastante cuidado e atenção, principalmente quando surgem manchas avermelhadas, já que este pode ser um sinal de uma doença mais séria. Conheça a seguir doenças que causam manchas vermelhas na pele, como evitá-las e qual tratamento ideal:
Índice
O que são manchas vermelhas na pele?
As manchas vermelhas na pele podem estar associadas a diversos fatores, desde uma alergia ou até mesmo um câncer.
Portanto, é imprescindível ficar atento a todos os sintomas que possam estar associados a esta alteração — tais como coceira, febre ou tosse —, relatando todos esses sinais à médica dermatologista. Dessa forma, a especialista poderá fazer uma avaliação precisa do problema apresentado, identificando suas causas.
Quais doenças causam manchas vermelhas na pele?
Entre as principais doenças que causam manchas vermelhas na pele estão:
Alergia
Bastante comum entre a população geral, a alergia se manifesta a partir de manchas de tamanho médio, que podem ter a sua coloração avermelhada ou branca, e que geralmente causam bastante coceira no paciente. Este é um tipo de doença que causa manchas vermelhas na pele que normalmente desaparece em alguns dias.
Nos casos mais graves, as manchas vermelhas desenvolvidas pela alergia podem ser acompanhadas por sintomas como falta de ar, colocando a vida do paciente em risco.
O surgimento das alergias de pele pode ocorrer por diversos motivos, tais como:
- Contato com plantas;
- Pelos de animais;
- Ingestão de remédios;
- Picada de inseto;
- Intoxicação alimentar.
O tratamento para esse tipo de doença pode ser feito com medicamentos para alergia ou por meio da aplicação de cremes receitados pelo dermatologista.
Dermatite atópica
Essa doença que causa manchas vermelhas na pele se caracteriza pela coceira das lesões, principalmente durante a noite. A pele também pode descamar e, posteriormente, gerar uma crosta.
Por ser uma doença que causa coceira excessiva, ela pode ferir a pele, além de causar o aumento da espessura da pele no local. Seu tratamento pode ser feito a partir do uso cremes e pomadas contendo corticoides, sempre seguindo orientação do médico.
Psoríase
As manchas da psoríase se caracterizam por ter o seu centro branco com bordas avermelhadas ou rosas e secas. As lesões descamam e causam coceira, surgindo com maior frequência em regiões como o cotovelo, joelhos, pés, nádegas e couro cabeludo.
Essa doença que causa manchas vermelhas na pele não é contagiosa e geralmente está relacionada com fatores genéticos. Para o seu tratamento, o ideal é procurar um dermatologista para análise adequada das lesões e indicação do melhor medicamento para o caso.
Rosácea
Bastante frequente nas bochechas, testa e nariz, a rosácea é mais uma entre as doenças que causam manchas vermelhas na pele. Esta e sem cura, com episódios que podem ser recorrentes no paciente. Geralmente, a rosácea é mais comum em mulheres de 30 a 50 anos, mas também podem se desenvolver nos homens, em menor frequência.
Além de causar manchas vermelhas na pele, a rosácea deixa a região sensível, quente e algumas vezes inchada, sendo que elas podem permanecer por semanas a meses.
O tratamento deve ser feito por meio da utilização de sabonete e hidratantes neutros para controle da vermelhidão e, em alguns casos, pode ser recomendado também o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.
Câncer de pele
O câncer de pele pode se apresentar como pintas ou lesões de diversas cores, incluindo manchas rosadas ou avermelhadas com aparência elevada, que formam crostas e tendem a sangrar com frequência.
Vale destacar que as lesões desta doença que causa manchas vermelhas na pele possuem um formato irregular e podem aumentar ao longo do tempo. O tratamento pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
Como evitar o surgimento de manchas vermelhas na pele?
A maioria das doenças que causam manchas vermelhas na pele pode ser prevenidas de diversas formas como:
- Usar hidratantes;
- Fazer uma limpeza de pele regularmente;
- Utilizar filtro solar;
- Manter-se hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia.
Quando procurar um especialista?
O ideal é sempre ficar atento à sua pele e às modificações que ela apresenta. Sempre que você notar o surgimento de coceira, crostas, pintas ou manchas vermelhas, é recomendado procurar um médico especialista em Dermatologia. Este é o profissional mais adequado para diagnosticar, orientar e tratar qualquer uma das doenças que causam manchas vermelhas na pele.
Entre em contato e saiba mais sobre as doenças da pele e outras doenças com a Dra. Maria Claudia.
Fontes: