Fale conosco pelo WhatsApp

Indicações da luz pulsada

Indicações da luz pulsada
03/08/2023

Entenda quando a técnica pode ser utilizada para melhorar o aspecto da pele

Novas tecnologias surgem no ramo da dermatologia e ampliam as possibilidades de tratamento, como é o caso da luz pulsada. Este feixe de luz policromático – com vários comprimentos de onda e cores – produz uma luz intensa que passa por uma câmara com gás xenônio antes de ser liberada.

Toda essa luz emitida gera um calor capaz de afetar pelos e manchas, removendo o que é indesejável e estimulando a produção de colágeno para melhorar o aspecto da pele. Entenda quando existem indicações da luz pulsada e como é possível aproveitar a tecnologia.

Quero realizar um tratamento com luz pulsada!

Quando é indicada a luz pulsada

Existem várias indicações da luz pulsada, já que é um tratamento bastante versátil que serve para remover pelos indesejados e combater sinais de envelhecimento como rugas e linhas de expressão. Conheça as principais indicações.

Depilação prolongada

A luz pulsada consegue remover os pelos de cor preta, já que o alvo nesse tipo de depilação é a melanina presente no pelo. Os feixes de luz agem nas camadas mais superficiais da pele, assim os pelos que nascem após a realização do tratamento são mais finos e claros, o que os torna muito mais discretos.

Tratamento para acne

Os feixes de luz promovem a renovação celular com efeito antibacteriano e anti-inflamatório e reduzindo o nível de oleosidade da pele, fatores que favorecem o aparecimento da acne. Por essa razão, o tratamento para acne é uma das indicações da luz pulsada.

Eliminação de estrias

Especialmente quando se trata das estrias mais recentes, aquelas de tom avermelhado, essa é uma das indicações da luz pulsada mais recorrentes. O calor emitido pela técnica é capaz de estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno e a se reorganizar, o que minimiza o aspecto das estrias.

Remoção de olheiras

O tratamento é eficaz para suavizar as olheiras, especialmente as olheiras vasculares, que acontecem por conta de uma congestão dos vasos sanguíneos da região periocular.

Remoção de manchas na pele

Uma das principais indicações da luz pulsada está relacionada ao seu resultado satisfatório em diminuir melasma ou manchas mais superficiais na pele, as chamadas hipercromias. Por estimular a produção de colágeno, atuar na melanina e na recuperação do tom mais uniforme do rosto, a luz pulsada é ideal para a eliminação de manchas pontuais.

Quero realizar um tratamento com luz pulsada!

Vantagens da luz pulsada

Assim como são várias as indicações da luz pulsada, também são diversas as vantagens de aderir a esse tipo de técnica, como:

  • Atua na produção das fibras colágenas e elásticas, dando mais firmeza à pele e um aspecto mais jovem;
  • Melhora a atividade dos fibroblastos, responsáveis pela secreção das fibras de elastina e colágeno;
  • Diminui o aspecto de microvasos e vermelhidão na região do rosto;
  • Minimiza as rugas;
  • Remove manchas escurecidas da pele;
  • Atua na melhora do aspecto da pele acneica.

Cuidados pós-procedimento

Tão importante quanto seguir as indicações da luz pulsada, é se atentar aos cuidados recomendados após o procedimento. Algumas das orientações mais comuns são:

  • Uso de protetor solar;
  • Evitar a exposição excessiva ao sol;
  • Evitar banho de água quente no dia do procedimento.
  • Hidratar a pele.

Apesar das múltiplas indicações da luz pulsada, é importante se lembrar que o procedimento ainda assim pode ocasionar lesões, especialmente se não for feito da forma correta. Por isso, é fundamental realizar a luz pulsada com um dermatologista, já que esse profissional será capaz de avaliar os riscos e indicar a necessidade do uso complementar de medicações.

Entre em contato para saber mais sobre esse e demais assuntos com a Dra. Maria Claudia

Fonte:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dra. Maria Cláudia