Fale conosco pelo WhatsApp

É preciso usar protetor solar no inverno?

É preciso usar protetor solar no inverno?
11/09/2023

Um erro comum é acreditar que o protetor solar é dispensável no inverno. Descubra por que não é.

Apesar do clima frio e dos dias nublados, os raios ultravioleta do Sol ainda são capazes de causar danos à pele durante essa estação. Esses raios penetram nas camadas mais profundas da derme, podendo causar também outras complicações. Por essas e outras, é fundamental manter o uso do protetor solar no inverno.

Desejo uma avalição!

É indicado o protetor solar no inverno?

Sim, é altamente recomendado o uso de protetor solar no inverno. Embora a incidência de raios solares seja menor nessa estação e possa haver dias nublados, a radiação ultravioleta ainda está presente e pode causar danos à pele. Os raios UVA e UVB são capazes de atravessar as nuvens, causando envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele.

Função do protetor solar

A função principal do protetor solar é proteger a pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta emitida pelo sol. O protetor solar forma uma barreira física e química na pele, absorvendo ou refletindo os raios solares prejudiciais. Por conta disso, o uso de protetor solar no inverno também é indispensável.

Protetores mais indicados nessa temporada

Ao escolher o seu protetor solar no inverno, os mais indicados são os que oferecem proteção contra os raios UVA e UVB, além de possivelmente fornecerem proteção adicional contra a luz visível. Aqui estão algumas opções comumente recomendadas:

  • Protetor solar facial com cor: essa é uma ótima opção de protetor solar no inverno, já que, além de proteger contra a luz visível, também oferece cobertura com tonalidade, agindo como uma base leve.
  • Protetor solar com alto FPS: mesmo ao escolher um protetor solar no inverno, é importante optar por um fator de proteção solar (FPS) adequado. Um FPS 30 é o mínimo recomendado, mas um FPS mais alto, como 50 ou 70, pode fornecer uma proteção extra.
  • Protetor solar labial: a importância de usar protetor solar no inverno não se aplica somente à pele; os lábios também precisam de proteção, especialmente nessa estação do ano, quando tendem a ficar mais ressecados. Escolha um protetor solar labial com FPS adequado para proteger essa região sensível.

É importante consultar um dermatologista para obter recomendações específicas com base no seu tipo de pele e necessidades individuais.

Desejo uma avalição!

Demais cuidados com a pele no inverno

Além do uso de protetor solar no inverno, existem outros cuidados importantes a serem considerados para manter a saúde da pele nessa estação. Alguns deles são:

  • Hidratação: durante o inverno, a baixa umidade do ar e as temperaturas frias podem ressecar a pele. Por isso, é essencial mantê-la adequadamente hidratada. Use um hidratante facial e corporal adequado ao seu tipo de pele e aplique-o regularmente para evitar ressecamento, descamação e irritação.
  • Banhos mornos: banhos quentes e prolongados podem remover a oleosidade natural da pele, levando ao ressecamento. Opte por banhos mornos e evite ficar muito tempo debaixo d’água. Use sabonetes suaves e evite aqueles com ingredientes agressivos que possam ressecar ainda mais a pele.
  • Proteção labial: os lábios tendem a ficar mais secos e rachados durante o inverno. Use um protetor labial com FPS para protegê-los contra a exposição aos raios solares e escolha produtos com ingredientes hidratantes, como manteiga de karité ou óleo de coco.
  • Hidratação interna: beba bastante água para manter a pele hidratada de dentro para fora. Isso ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a prevenir a secura.
  • Evite ambientes muito aquecidos: a exposição prolongada a ambientes com aquecimento central pode ressecar a pele. Tente manter a umidade em níveis adequados usando um umidificador ou recipientes com água.
  • Cuidados com as mãos: as mãos também podem ficar secas e ásperas no inverno. Use um creme hidratante específico e aplique-o regularmente. Considere também o uso de luvas para protegê-las do frio e do vento.

Lembrando que cada pessoa tem necessidades individuais e é importante adaptar os cuidados com a pele de acordo com o tipo de pele e condições específicas.

Saiba mais sobre os tratamentos dermatológicos com a Dra. Maria Claudia.

Fontes:

Dra. Maria Claudia

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).